Chuva não dá trégua ao Norte do Brasil

20/02/2018 às 15:32
por Maria Clara Machado

Atualizado 20/02/2018 às 16:36

Oferecimento
Rios transbordam e situação é de alerta em vários estados da Região

A chuva não tem dado trégua à maioria das áreas da Região Norte do Brasil. Os temporais frequentes e volumosos já resultaram na elevação do nível de diversos rios, e muitos estão transbordando afetando milhares de famílias. A situação é de alerta para o risco de chuva forte em quase todo o Norte do país. 

 

Nas últimas 24 horas, o acumulado de chuva ficou perto ou passou dos 100 mm em pelo menos três municípios do Pará. Segundo as medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), choveu 114,4 mm em Novo Repartimento, 107,2 mm em Salinópolis e 91 mm em Paragominas no período entre às 9 horas de segunda-feira (19) e às 9 horas de terça-feira (20). 

 

Confira abaixo os maiores volumes de chuva registrados no Norte do Brasil neste período: 

 

chuva Norte

 

Chuva provoca cheia dos rios Tocantins e Acre 

A Defesa Civil do Pará contabilidade pelo menos 14 mil pessoas afetadas pelas inundações. Em Marabá, os rios Tocantins e Itacaiúnas transbordaram e famílias estão alojadas em seis abrigos na cidade. Sete municípios do Pará já decretaram situação de emergênciaMarabá, Eldorado do Carajás, Cumaru do Norte, Rio Maria, Bannach, Xinguara e Água Azul do Norte. 

 

No Acre, o rio Acre atingiu 14,5 m na última segunda-feira, ultrapassando a cota de transbordamento, que é de 14 metros. As informações são de que alguns bairros já começaram a ser atingidos pelas águas.  

 

Em Rondônia, o rio Madeira permanece na cota de alerta para o risco de transbordamento, de acordo com o Serviço Geológico do Brasil. 

 

Rios Norte do BR

 

Alerta para mais chuva volumosa 

A Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) permanece muito ativa na costa norte do Amapá e do Pará mantendo o tempo bastante instável. A quarta-feira (21) começa debaixo de chuva e há risco de chuva forte e volumosa ao longo do dia. A previsão também é de mais temporais sobre o Tocantins, o sul do Pará e do Amazonas, o Acre e Rondônia, atingindo inclusive áreas que já estão alagadas. 

 

A semana vai seguir com o tempo instável e quase todo o Norte do Brasil ainda vai receber muita chuva nos próximos dias. Apenas Roraima, fica livre de áreas de instabilidade e continua com o tempo seco. 

 

Foto: Rio Branco/AC. Divulgação Secom/Corpo de Bombeiros.

  

Rios do Norte transbordam com chuva volumosa. Acompanhe a situação da Região: 

 

 

 

Veja também:

Chuva não para e rios continuam subindo no Norte do Brasil 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Rio Branco - AC

24°
min

32°
max

5mm / 90%