Frente fria chega ao litoral de SP nesta quarta

20/02/2018 às 18:01
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Tempo fica mais instável. Pode chover e ventar forte.

Uma frente fria se forma sobre o Sul do Brasil nesta quarta-feira e avança para o litoral paulista, ajudando a intensificar as áreas de instabilidade que já estão sobre o estado de São Paulo. Há uma forte área de baixa pressão atmosférica associada com esta frente fria e mesmo sem passar exatamente sobre São Paulo vai colaborar para a formação de nuvens carregadas sobre o estado e também para intensificação dos ventos.

 

Tempo instável

O tempo fica mais instável nesta quarta-feira, 21 de fevereiro, em todo o estado de São Paulo, com muitas nuvens, mormaço, ar abafado e pancadas de chuva no decorrer do dia. Há risco de raios e de chuva moderada forte na região da capital paulista e da Grande São Paulo, pelo litoral e no interior do estado.

A forte área de baixa pressão atmosférica que passa pelo litoral da Região Sul do Brasil nesta quarta-feira aumenta a velocidade do vento também no estado de São Paulo. Nesta quarta-feira, as rajadas de vento podem ocorrer mesmo sem estar chovendo. As rajadas mais intensas devem atingir velocidades de 60 km/h a 80 km/h. Isto pode ocorrer em todas as regiões do estado.

 

Cidade de São Paulo está tendo o fevereiro mais seco em 57 anos

 

Sorocaba tem fevereiro mais seco pelo menos desde 2002

 

Durante a quinta-feira, com o afastamento da frente fria, as condições para chuva começam a diminuir em parte do estado de São Paulo. Mas algumas fortes pancadas de chuva ainda poderão ocorrer no norte do estado, na Mantiqueira, no Vale do Paraíba e no litoral norte.

 

 

Foto de Rafael Nascimento, São José do Rio Preto (SP)

 

Calor pré-frontal

Apesar da grande quantidade de nuvens o dia todo sobre o estado de São Paulo, a temperatura subiu nesta terça-feira. O aquecimento veio com o predomínio dos ventos quentes vindos do interior do Brasil. Na cidade de São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou uma temperatura máxima de 28,1°C. Foi a maior temperatura desde a segunda-feira de carnaval, quando a capital paulista registrou 32,0°C.

O legítimo calor pré-fontal foi sentido no litoral paulista. É uma grande elevação da temperatura que ocorre horas antes da chegada de uma frente fria. No Guarujá, pela medição da base aérea, a temperatura às 14 horas era de 34°C, mas a sensação de calor chegava aos 39°C!

 

Alerta no litoral

A passagem desta frente fria deixa o litoral de São Paulo em alerta novamente. Há risco de fortes pancadas de chuva durante esta quarta-feira, com raios e rajadas de vento com até 80 km/h.

Na quinta-feira e na sexta-feira, o litoral sul e a Baixada Santista só devem ter chuva fraca, mas ventos moderados. Porém, a chuva ainda poderá ser volumosa no litoral norte, onde ocorreram grandes enchentes na quarta-feira de cinzas. Veja alerta especial para o litoral norte de São Paulo.

 

A situação é preocupante porque choveu muito nas praias paulista no fim do carnaval. Houve uma grande queda de barreira na rodovia Mogi-Bertioga que permanecia interditada nesta terça-feira, 20 de fevereiro. Segundo do DER - Departamento de Estradas de Rodagem - a rodovia só deve ser liberada no fim desta semana.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

21°
max

2mm / 40%