Ar seca no interior de SP, mas litoral pode ter chuva forte

21/02/2018 às 21:45
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Mudança nos ventos à noite pode trazer um pouco de chuva para a Grande SP

São Paulo foi a segunda capital mais seca na tarde desta quarta-feira, 21, perdendo apenas para a Boa Vista. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 31% de umidade no ar às 15 horas (hora de Brasília) em Boa Vista e 39% em São Paulo. A medição foi feita no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista e é um valor muito baixo para os padrões de fevereiro e do verão. A média de umidade relativa do ar no Mirante em fevereiro é de 79%.

 

O nível de umidade no ar baixou em todas as regiões do estado de São Paulo, mesmo com a passagem de uma frente fria pelo litoral paulista. A circulação dos ventos da forte área de baixa pressão atmosférica desta frente fria, que está sobre o mar, levou parte do ar úmido do continente para o centro da baixa pressão.

 

Nesta quinta-feira, o ar seco vai predominar em grande parte do dia sobre São Paulo. A redução da disponibilidade de umidade no ar diminui a nebulosidade e as condições para chuva sobre a maioria das regiões do interior do estado. O sol e o tempo seco predominam no centro, sul e oeste do estado. Algumas pancadas de chuva ocorrem no norte do estado, na Mantiqueira, no leste do estado e pelo litoral.

 

Mudança na direção do vento traz chuva para capital

Na Grande São Paulo, o sol e o tempo seco predominam na maior parte desta quinta-feira. Porém, durante a noite, o vento úmido marítimo passa a predominar fazendo a umidade aumentar. Por isso, muitas nuvens devem se formar à noite sobre a Grande São Paulo e há possibilidade de chuva fraca. Ainda faz calor na capital.

Na sexta-feira, o tempo fica mais úmido, com muitas nuvens, possibilidade de garoa e com temperatura amena.

 

 

Foto de Peter Gatz, São Paulo (SP)

 

Cidade de São Paulo está tendo fevereiro mais seco em 57 anos

 

Risco de chuva forte no litoral norte e V. do Paraíba

Uma frente fria avança pelo litoral do Rio De Janeiro, mas ainda deixa nuvens carregadas nesta quinta-feira sobre o litoral norte e sobre a parte do Vale do Paraíba mais próxima da divisa com o estado do Rio. Regiões como das cidades de Cunha, Cruzeiro, São Sebastião, Caraguatatuba e Ubatuba podem sofrer novamente com a chuva bastante forte. Não deve chover de forma tão volumosa como na quarta-feira de cinzas, mas é há risco de novos alagamentos e deslizamento de barreiras.

O litoral norte de São Paulo ainda poderá ter chuva moderada a forte na sexta-feira, mas a tendência é que não chova mais no fim de semana.

 

Chuva forte no litoral norte de SP no carnaval 2018

 

Relembre a chuvarada do fim do carnaval de 2018

 

RJ, MG e ES em alerta para temporais

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

17°
min

30°
max

0mm / 0%

Boa Vista - RR

26°
min

32°
max

35mm / 90%