RJ, MG e ES em alerta para temporais

21/02/2018 às 15:28
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Áreas de instabilidade ganham força com chegada de nova frente fria. Há risco de alagamentos.

Os estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, além do litoral norte de São Paulo podem se preparar para mais chuva e temporais. As áreas de instabilidade estão ganhando força e se espalham mais por grande parte do Sudeste nesta quinta-feira (22).  Os três estados ficam em alerta para volumosa, novamente com potencial para causar transtornos. 

 

Os temporais já começaram nesta quarta-feira: 

Chuva forte se espalha pelo RJ 

 

Alerta de chuva volumosa 

Uma frente fria está em formação e avança pelo litoral do Rio De Janeiro nesta quinta-feira. Juntamente com a circulação de ventos pelo interior do Brasil, vai colaborar para o crescimento de nuvens bastante carregadas. O risco de temporais é alto no Rio de Janeiro, Minas Gerais e no Espírito Santo. 

 

Os meteorologistas alertam para grandes acumulados de chuva especialmente sobre a Zona da Mata mineira e o centro-sul do Rio de Janeiro, incluindo o Grande Rio, a região serrana e a Costa Verde, em cidades como Angra dos Reis, Paraty e Resende. A quinta-feira já deve começar debaixo de chuva nestas áreas com uma situação meteorológica semelhante à semana passada. Há risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. 

 

Nesta quinta-feira, também há risco de chuva intensa para a Grande Belo Horizonte, além das outras áreas do estado de Minas Gerais. A chuva tende a aumentar, com risco de chuva forte principalmente no sul do Espírito Santo, mas a Grande Vitória e outras áreas já poderão ter pancadas de chuva com raios de moderada à forte intensidade. 

  

Litoral norte paulista com risco de chuva forte 

No estado de São Paulo, a intensificação da chuva está sendo esperada para o litoral norte. A quinta-feira será de alerta para chuva forte também com grandes acumulados no período de 24 horas, incluindo regiões como São Sebastião, Ubatuba e Ilhabela. A chuva vem com potencial para causar alagamentos

 

Já nas outras áreas do estado de São Paulo, as áreas de instabilidade tendem a diminuir. O tempo seca em todo o centro-oeste e sul paulista e outras áreas poderão ter rápidas pancadas de chuva. Na Grande São Paulo, o dia será com sol e muitas nuvens e só há previsão de chuva fraca a noite com a intensificação dos ventos marítimos. 

 

Foto: Breno Henrique. João Monlevade/MG.
 

Tendência de mais chuva

A frente fria avança para o litoral do Espírito Santo na sexta-feira (23) e a chuva ganha força em todo o estado capixaba. Minas Gerais e o Rio de Janeiro também vão continuar com pancadas de chuva e risco de novos temporais. O estado de São Paulo vai terminar a semana com predomínio de tempo firme e pouca chuva. 

 

Alerta para chuva volumosa no RJ, MG e ES. Confira: 

 

 

 

 

Veja os alertas completos:

Alerta para chuva volumosa na Zona da Mata de MG 

Risco de chuva intensa no litoral norte de SP

Alerta de chuva volumosa no RJ 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

30°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

30°
max

3mm / 60%