Sol e tempo firme no Sul do Brasil

22/02/2018 às 16:49
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Ar seco reduz níveis de umidade pelo interior da Região

O avanço de uma massa de ar seco de origem polar abriu o tempo em quase todo o Sul do Brasil. Apenas o litoral segue com maior nebulosidade. O tempo firme ainda vai predominar nesta sexta-feira (23) e as pancadas de chuva devem retornar só no fim de semana. 

 

Umidade do ar abaixo de 30%

A presença do ar seco já reduziu os níveis de umidade relativa do ar no interior da Região Sul nos últimos dois dias. Na tarde desta quinta-feira (22), o índice de umidade caiu para 26% em Marechal Cândido Rondon (PR) e 27% em Planalto (PR). Também na tarde da última quarta-feira (21) a umidade caiu para 21% em Uruguaiana (RS) e 28% em Quaraí (RS). Todas essas áreas entram em atenção. 

 

Nesta sexta-feira, quase todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná continuam com sol e tempo seco. Novamente a umidade relativa do ar pode ficar abaixo de 30% em algumas localidades do interior dos estados. 

 

O friozinho fica restrito a noite e à madrugada com a diminuição da nebulosidade no céu. Algumas áreas poderão começar o dia até com nevoeiro e há possibilidade de geada no alto da serra de Santa Catarina. Há chance de nevoeiro na Grande Porto Alegre, mas depois a sexta-feira promete bastante sol e tempo aberto. 

 

Nas áreas litorâneas da Região Sul, incluindo a Grande Florianópolis, no Vale do Itajaí e na Grande Curitiba, a umidade permanece mais elevada, por isso o céu fica com muitas nuvens. Pode chuviscar no litoral do Paraná. 

 

Sol aparece em Porto Alegre nesta quinta-feira (22). Foto: André C. Porto Alegre/RS.

 

Tendência para o fim de semana 

As pancadas de chuva retornam ao Sul do Brasil durante o fim de semana, mesmo assim o sol vai aparecer forte. Voltam a ocorrer pancadas de chuva com raios sobre algumas áreas do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, mas sem alerta para chuva intensa e grandes acumulados.  

 

 

Veja no Agroclima: Excesso de chuva atrapalha plantio de milho no cerrado  

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

19°
min

25°
max

6mm / 80%

Porto Alegre - RS

19°
min

26°
max

30mm / 90%