Fim de semana de chuva forte no MA e PI

23/02/2018 às 15:26
por Angela Ruiz

Oferecimento
Chuva diminui no leste do NE na 2º feira

A ZCIT - Zona de Convergência Intertropical continua influenciando o Nordeste do Brasil e grandes áreas de instabilidade crescem por quase toda a Região provocando mais chuva.

 

O sábado (24), será com muitas nuvens e períodos de sol e pancadas de chuva com raios principalmente a tarde a noite, na maioria dos estados da Região. Há risco de chuva forte. Só não deve chover entre o leste do Rio Grande do Norte e Sergipe. Na capital baiana, o sol aparece forte e as pancadas de chuva acontecem de forma rápida.   

 

MA_São-Luís-por-Karla-14-2-17-muita-chuva

Foto de Karla - São Luís, MA

    

No domingo (25), grandes núcleos de nuvens carregadas continuam crescendo e espalhando chuva por quase toda a Região. Pode chover forte no Maranhão, Piauí, Ceará, centro-oeste da Bahia e áreas de sertão. No sul baiano o tempo continua bastante instável, com muitas nuvens ao longo do dia intercalando períodos de sol com chuva a qualquer hora que também pode ser forte em alguns momentos. 

 

Em Natal, João Pessoa, Salvador e Recife, o sol aparece forte e rápidas pancadas de chuva poderão ser observadas à tarde. Muito sol e calor sem previsão de chuva em Sergipe, Alagoas e agreste de Pernambuco.  

 

Chuva tende a diminuir no leste do Nordeste

A tendência é que na segunda-feira (26), a Alta Subtropical do Atlântico Sul conhecida pela sigla ASAS ganhe força sobre parte do Nordeste o que inibe a formação de nuvens de chuva. Por isso, o tempo fica seco no Planalto da Conquista, Sergipe, oeste de Alagoas, agreste de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

 

Pancadas rápidas podem ser observadas em Fortaleza, Salvador, sul da Bahia, no litoral entre Recife e Maceió, mesmo assim o predomínio é de sol forte o dia todo. Nas demais áreas da Região, há previsão de chuva forte. Acompanhe mais informações no vídeo abaixo:

 

 

Volume de chuva    

Nuvens bastante carregadas provocaram bastante chuva em várias áreas do Nordeste. No período entre 9h00 da manhã do dia 22/02 e 9h00 do dia 23/02, choveu forte e com volumes expressivos em algumas localidades. Veja no quadro abaixo:

 

chuva-Nordeste (1)

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

22°
min

30°
max

3mm / 90%

Recife - PE

21°
min

29°
max

6mm / 90%