Oferecido por
A ZCIT - Zona de Convergência Intertropical continua influenciando o Nordeste do Brasil e grandes áreas de instabilidade crescem por quase toda a Região provocando mais chuva.
O sábado (24), será com muitas nuvens e períodos de sol e pancadas de chuva com raios principalmente a tarde a noite, na maioria dos estados da Região. Há risco de chuva forte. Só não deve chover entre o leste do Rio Grande do Norte e Sergipe. Na capital baiana, o sol aparece forte e as pancadas de chuva acontecem de forma rápida.
Foto de Karla - São Luís, MA
No domingo (25), grandes núcleos de nuvens carregadas continuam crescendo e espalhando chuva por quase toda a Região. Pode chover forte no Maranhão, Piauí, Ceará, centro-oeste da Bahia e áreas de sertão. No sul baiano o tempo continua bastante instável, com muitas nuvens ao longo do dia intercalando períodos de sol com chuva a qualquer hora que também pode ser forte em alguns momentos.
Em Natal, João Pessoa, Salvador e Recife, o sol aparece forte e rápidas pancadas de chuva poderão ser observadas à tarde. Muito sol e calor sem previsão de chuva em Sergipe, Alagoas e agreste de Pernambuco.
Chuva tende a diminuir no leste do Nordeste
A tendência é que na segunda-feira (26), a Alta Subtropical do Atlântico Sul conhecida pela sigla ASAS ganhe força sobre parte do Nordeste o que inibe a formação de nuvens de chuva. Por isso, o tempo fica seco no Planalto da Conquista, Sergipe, oeste de Alagoas, agreste de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.
Pancadas rápidas podem ser observadas em Fortaleza, Salvador, sul da Bahia, no litoral entre Recife e Maceió, mesmo assim o predomínio é de sol forte o dia todo. Nas demais áreas da Região, há previsão de chuva forte. Acompanhe mais informações no vídeo abaixo:
Volume de chuva
Nuvens bastante carregadas provocaram bastante chuva em várias áreas do Nordeste. No período entre 9h00 da manhã do dia 22/02 e 9h00 do dia 23/02, choveu forte e com volumes expressivos em algumas localidades. Veja no quadro abaixo: