Oferecido por
Nuvens bastante carregadas voltaram a crescer sobre o Espírito Santo na sexta-feira, 23 de fevereiro, com o calor intenso que fez no estado e a chegada de uma frente fria. Em Vitória, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 35,0°C. As cidades de Linhares, de Nova Venécia e de Ecoporanga também registraram calor e torno dos 35,0°C.
As áreas de instabilidade que se desenvolveram sobre o norte capixaba e também sobre a Grande Vitória provocaram fortes pancadas de chuva. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 21,4 mm em Vila Velha entre 17 e 20 horas e em Alfredo Chaves choveu 32,4 mm entre 16 e 20 horas. Já o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais registrou 37,0 mm em apenas 1 hora de chuva em áreas de Cariacica, na Grande Vitória.
Chuva forte no Espírito Santo em 23/2/2018
As imagens captadas pelo satélite meteorológico GOES 16 mostram a evolução das nuvens carregadas sobre o Espírito Santo. As manchadas vermelhas e amarelas representam as nuvens com maior potencial para tempestades.
Chuva forte no fim de semana
A população do Espírito Santo deve ficar atenta neste fim de semana. A frente fria que chegou ao litoral capixaba se afasta devagar e ainda vai ajudar a formar novas áreas de instabilidade. Tanto no sábado como no domingo pode chover forte em diversos locais do Espírito Santo, incluindo a Grande Vitória.
Mais pancadas de chuva devem ocorrer no estado pelo menos até o dia 28 de fevereiro.
Chuva em Vitória já superou a média
A chuva retorna com força no fim de fevereiro em Vitória, mas por causa da chuvarada que caiu no começo do mês, a capital capixaba já acumulou o dobro da média de chuva normal para o mês. O total acumulado do dia 1 até 9 horas do dia 23 de fevereiro estava em aproximadamente 164 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A média de chuva para fevereiro fica em torno de 80 mm.
Foto de Jean Pierre Mésidor, Vitória (ES)