Oferecido por
A chuva não dará trégua a Cuiabá até o fim de fevereiro e mais temporais poderão ocorrer na região da capital de Mato Grosso elevando ainda mais o volume de chuva acumulado no mês. Até 9 horas do dia 24 de fevereiro, hora de Brasília, fevereiro de 2018 já era o fevereiro mais chuvoso em pelo menos 20 anos.
Áreas de instabilidade continuam espalhadas pelo Centro-Oeste nos próximos dias e as pancadas de chuva ainda serão frequentes em Mato Grosso e também nos demais estados e no Distrito Federal até o fim do mês.
A expansão de um sistema de alta pressão atmosférica sobre o Centro-Oeste até enfraquece estas áreas de instabilidade, mas o risco de temporais até o dia 28 de fevereiro ainda será relativamente alto. Há muito ar úmido e quente por toda a Região Centro-Oeste do Brasil e nuvens carregadas ainda vão se formar facilmente provocando fortes pancadas de chuva. Confira a previsão para o Centro-Oeste.
Fevereiro mais chuvoso em pelo menos 20 anos
Até 9 horas do dia 26 de fevereiro, hora de Brasília, Cuiabá acumulava 413,7 mm de chuva, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, 98% acima da média normal para fevereiro, que é de aproximadamente 209 mm. Já choveu o dobro do normal!
Fevereiro de 2018 está sendo o fevereiro mais chuvoso em pelo menos 20 anos, desde 1998, e também o mês mais chuvoso, considerando todos os meses, desde 1998. Só não é possível afirmar que fevereiro de 2018 é o fevereiro mais chuvoso desde 1995, quando choveu 463,9 mm, porque no banco de dados do INMET não há dados para os anos de 1997 e 1996.
Foto de Dario Neto, Cuiabá (MT): chuva vista do Morro dos Ventos