Nova onda de frio intenso na Europa

26/02/2018 às 23:40
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Mais neve e temperatura abaixo de zero também para a Inglaterra e França

Roma e outras áreas da Itália amanheceram cobertas de neve na segunda-feira, 26 de fevereiro. Na França, o serviço oficial de meteorologia informava temperaturas até 10°C negativos no norte e no leste do país. Várias áreas da Inglaterra estavam em alerta laranja para neve.

 

As fotos mostram voluntários em Roma desobstruindo o acesso a um hospital.

 

Neve intensa em Roma, Itália, em 26/2/2018

 

 

Neve intensa em Roma, Itália, em 26/2/2018

 

Em Ancona, na Itália, a queda de neve foi muito intensa. Bombeiros realizaram mais de 30 operações de resgate, a maioria por causa de queda de árvores, acidentes nas estradas e remoção de veículos pesados.

 

Neve intensa em Ancona, Itália, 26/2/2018

 

Mais frio e neve à vista

Um intenso anticiclone de origem polar, com pressão central estimada em 1051 hPa, chegou ao no norte da Escandinávia (região onde estão a Noruega, Suécia e Finlândia, injetando um ar muito gelado sobre a Europa. O ar frio intenso chega com os ventos de nordeste.

O serviço nacional de meteorologia da Inglaterra prevê neve para muitas áreas do Reino Unido até a sexta-feira. O serviço meteorológico do governo da França informava em alerta nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, que mais um intenso episódio de neve está sendo esperado para a próxima quarta-feira, 28 de fevereiro.

Os mapas elaborados pelo Met Office, que é o serviço de meteorologia oficial da Inglaterra, mostram a previsão da intensidade e do deslocamento dos centros de alta (H) e de baixa pressão (L), das frentes frias (linhas com triângulos azuis) e das frentes quentes (linhas com meias luas vermelhas) sobre o Atlântico Norte e toda a Europa até a sexta-feira, 2 de março. Cada mapa representa a situação às 12 UTC, 9 horas em Brasília.

 

 Previsão da posição dos centros de alta (H) e de baixa pressão (L) atmosférica para 27/2/18

 

O centro da intensa massa de ar polar (H 1053 hPa) se desloca um pouco mais para sul até a quarta-feira, o que vai manter o ar muito gelado sobre a Europa do Norte. França e Inglaterra vão continuar registrando temperaturas muito baixas, até abaixo de zero!

Mas durante a quarta-feira, 28 de fevereiro, um forte ciclone (área de baixa pressão L 972 hPa) se aproxima de Portugal e da Espanha. Este intenso ciclone injeta ar úmido e quente sobre o sul da França que vai entrar em contato com ar gelado que já está sobre o país produzindo forte instabilidade de queda de neve.

 

 

Previsão da posição dos centros de alta (H) e de baixa pressão (L) atmosférica para 28/2/18

 

 

Previsão do deslocamento dos centros de baixa e de alta pressão no Atlântico Norte para 1/3/2018

 

Curiosidade

A passagem deste forte centro baixa pressão pelo Atlântico Norte deixa o mar muito agitado e vai gerar grandes ondas nos próximos dias e que vão chegar ao litoral norte do Brasil. A faixa litorânea do Amapá até a Paraíba poderá ter ondas de 3 metros.

 

 

Para o Meteo France, o serviço de meteorologia oficial da França, este é considerado um grande e intenso evento de frio, com potencial para provocar temperaturas de 8°C a 10°C abaixo da média normal em algumas regiões da França, em relação ao período de 1981 a 2010.

Os mapas mostram a previsão de temperaturas mínimas previstas e de neve esperada elaborados pelo Meto France, para o período de 26 a 28 de fevereiro. O evento de neve intensa é esperado para quarta-feira, 28 de fevereiro.

 

Previsão de temperatura mínima para a França de 26 a 28 de fevereiro de 2018

 

 

Previsão de neve para a França de 26 a 28 de fevereiro de 2018

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%