Oferecido por
Março começou com muita disponibilidade de ar quente e úmido sobre o Brasil, o que facilita formação de nuvens carregadas e a ocorrência de pancadas de chuva. No Norte e no Nordeste, as condições para chuva são reforçadas pela atuação da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical - que continua bastante ativa nos primeiros dias de março. Vários estados do Norte e do Nordeste terão chuva forte.
Muitas áreas da Região Sudeste devem ter chuva forte e volumosa na primeira quinzena de março. O aumento da chuva começa já na primeira semana do mês com o desenvolvimento de uma área de baixa pressão atmosférica no litoral do Rio De Janeiro e do Espírito Santo, provavelmente entre os dias 4 e 5 de março. Esta baixa tende a se deslocar para o litoral da Bahia entre os dias 8 e 10 de março, numa primeira avaliação. Isto vai estimular mais chuva sobre a Bahia, que teve predomínio de tempo seco em fevereiro. A situação de baixa pressão atmosférica sobre o mar na costa da Região Sudeste deve predominar na primeira quinzena de março.
A primeira quinzena de março de 2018 começa com condições para chuva até de forte intensidade sobre o Sul do Brasil, mas deve terminar com tempo seco.
No Centro-Oeste, espera-se chuva frequente especialmente sobre o Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
Veja mais detalhes da chuva sobre o Brasil na primeira quinzena de março de 2018.
Foto de Cícero Silva, Jardim (CE)