Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Sudeste tem chuva forte esta semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Marcelo Ribeiro Soares, Juiz de Fora (MG)

5 min de leitura

Oferecido por

O ar quente e úmido que predomina sobre Região Sudeste vem permitindo o crescimento de nuvens bastante carregadas que provocam temporais sobre todos os estados. Durante a tarde da segunda-feira, 5 de março, em apenas 3 horas de chuva, foram acumulados 89 mm em São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, e 71 mm em Alegre, no Espírito Santo. A passagem de uma frente fria vai reforçar a instabilidade na Região Sudeste nos próximos dias.

 

São Paulo

A nova frente fria avança do Sul do Brasil e chega ao litoral paulista nesta terça-feira, 6 de março, aumentando o risco de chuva forte especialmente no leste do estado, onde estão a Grande São Paulo, o litoral e o Vale do Paraíba.

Ainda chove em todo o estado de São Paulo na quarta-feira, o risco de temporal diminui. Na quinta e na sexta-feira, o centro-sul e o leste de São Paulo, incluindo a Grande São Paulo, terão pouca ou nenhuma chuva.

 

Rio de Janeiro

O estado do Rio de Janeiro pode ter fortes pancadas de chuva na tarde e noite desta terça-feira. Pode chover novamente na Região Serrana. O dia fica abafado.

A passagem da frente fria pelo litoral fluminense ocorre durante a quarta-feira, 7 de março, quando ainda poderá chover forte em vários locais do estado, incluindo o Grande Rio e a Região Serrana.

As condições para chuva diminuem sobre o estado do Rio De Janeiro a partir da quinta-feira, 8.

 

 

Imagem de satélite das 18h30 de 05/02/18 mostra nuvens carregadas (manchas vermelhas)

em todos os estados do Sudeste

 

Minas Gerais

Todas as regiões de Minas Gerais terão várias pancadas de chuva no decorrer desta semana. Porém, com a presença da frente fria perto do litoral do Espírito Santo por vários dias, a chuva mais volumosa é esperada para áreas no centro, norte e leste mineiro. A Grande Belo Horizonte, a região de Montes Claros, o Vale do Rio Doce e o Vale do Jequitinhonha são áreas que devem registrar chuva forte nos próximos dias.

A região da Zona da Mata Mineira, do Triângulo e do Sul de Minas também terão pancadas de chuva regulares durante toda a semana, porém, o risco de temporais diminui a partir de quinta-feira.

 

Espírito Santo

Áreas de instabilidade que já atuam sobre o Espírito Santo serão reforçadas a partir da quarta-feira com a chegada de uma frente fria, que vai ficar quase parada no litoral capixaba por vários dias. Por isso, o Espírito Santo estará sujeito a chuva frequente por toda a semana e há risco de chuva forte. Apesar da previsão de chuva forte, os capixabas vão continuar sentido o ar abafado.

 

 

 

Grandes volumes acumulados

Março começou com tempo instável na Região Sudeste. Temporais voltaram a ocorrer na tarde desta segunda-feira, 5, no Vale do Paraíba, em São Paulo. A base aérea de Guaratinguetá registrou uma rajada de vento com 94 km/h pouco depois das 18 horas. Por volta das 16h30 caiu granizo na região do aeroporto de São José dos Campos.

 

A chuva caiu muito forte no primeiro fim de semana de março na Grande São Paulo, no Vale do Paraíba entre São Paulo e Rio de Janeiro, na Região Serrana fluminense e no sul do Espírito Santo.

A chuva foi intensa em várias áreas de Petrópolis, no serra do Rio de Janeiro, acumulando de 70 mm a 90 mm. Ruas ficaram alagadas. Segundo o INEA - Instituto Estadual do Ambiente, entre 15h30 do dia 3 de março, sábado, e 15h30 desta segunda-feira, 5 de março, choveu 82 mm na região do ponto de coleta de chuva na rua Independência, 89,5 mm no LNCC, 76,2 mm no posto Quitandinha e 73,5 mm no posto de coleta do rio Quitandinha no centro da cidade.

 

A chuva forte causou estragos também na região de Resende, no sul do estado do Rio de Janeiro.

Em Belo Horizonte, choveu forte na madrugada da segunda-feira, 5, acumulando 50,0 mm em 2 horas, e a chuva voltou forte à tarde deixando mais 23,2 mm em 1 hora. No total foram 75,8 mm na região da Pampulha, entre 00h e 18h, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias