Muita chuva na Grande Vitória

06/03/2018 às 12:16
por Josélia Pegorim

Atualizado 06/03/2018 às 13:05

Oferecimento
Tempo permanece bastante instável no ES até o domingo e as pancadas de chuva com raios serão frequentes.

Nuvens bastante carregadas passaram sobre a Grande Vitória na noite da segunda-feira, 5 de março, e provocaram chuva forte e muitos em vários locais. No período entre 18 horas e 23 hora, foram detectados 920 raios sobre a região metropolitana de Vitória, sendo que mais da metade, 524 raios, saíram das nuvens e chegaram ao solo. Os outros 396 raios ocorreram entre as nuvens Somente sobre a capital Vitória foram 91 raios, sendo que 55 raios ocorreram das nuvens para o solo. Todas as informações são da rede Earth Networks de detectção de descargas elétricas.

 

As grandes nuvens cumulonimbus que se espalharam sobre a Grande Vitória provocaram chuva forte. Entre 11h30 do dia 5 e 11h30 de 5 de março, o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou até 60,8 mm em Vila Velha e 44,2 mm em Cariacica. Em Vitória choveu aproximadamente 35 mm neste período. A chuva foi forte também sobre Alegre, no sul capixaba, que acumulou 71,5 mm.

 

Semana instável

A Grande Vitória e todo o Espírito Santo terão mais chuva até o fim da semana. O tempo permanece bastante instável e as pancadas de chuva com raios serão frequentes. Há risco de mais temporais nos próximos dias e que podem ocorrer em qualquer região do estado

As áreas de instabilidade se formam por causa da grande disponibilidade de calor e de umidade, mas também pela proximidade de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o mar. Este sistema de baixa pressão se afasta cada vez mais do litoral do capixaba nesta terça-feira, 6 de março, mas uma frente fria está chegando. Esta frente fria também causa novas alterações na circulação dos ventos que vão manter as áreas de instabilidade sobre o Espírito Santo.

 

A frente fria se aproxima do litoral capixaba até a noite desta quarta-feira e permanece próxima da região até o domingo. Até lá, todo o Espírito Santo terá muitas nuvens, períodos com sol e muitas pancadas de chuva principalmente à tarde e à noite, que podem ser fortes.

 

 

Foto de Vitor Diniz Muniz, Cachoeiro do Itapimirim (ES)

NOTÍCIAS DOS USUÁRIOS

por Allison Pires dos Santos
06/11/21 às 08:09

chuvarada

tarde de muita chuva e alagamentos em slz

por Rafael Oliveira
06/03/21 às 07:36

Frio em Curitiba!

Noite de frio em Curitiba!
Tarde com sol

por Santos Albuquerque
06/03/21 às 02:18

Tarde com sol

Calor na Capital
ENVIE SUA FOTO OU NOTÍCIA

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

20°
min

26°
max

12mm / 90%