Chuva pode causar problemas no RJ, ES e MG nos próximos dias

07/03/2018 às 18:54
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Litoral de SP em alerta para muita chuva. Frente fria chega ao litoral capixaba nesta quinta.

Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais terão mais chuva nos próximos dias. Há risco de temporais e de chuva volumosa, que poderão causar mais problemas para a população em diversas regiões destes estados.

 

As áreas de instabilidade que já se formam desde o começo da semana sobre a Região Sudeste, por causa do calor e do elevado nível de umidade no ar, são reforçadas pela passagem de uma frente fria pelo litoral da Região. Nesta quinta-feira, esta frente fria chega ao Espírito Santo e vai ficar quase parada nos próximos três dias ao largo do litoral capixaba.

 

As áreas de instabilidade ganham força no Espírito Santo, sobre o Rio De Janeiro e sobre Minas Gerais com a mudança na circulação de ventos, em diversos níveis da atmosfera. A concentração de umidade aumenta e mais nuvens carregadas conseguem se formar no litoral e no interior do Sudeste.

 

 

Foto de Luander Falqueto, Venda Nova do Imigrante (ES)

 

 

Chuva volumosa

Até o domingo, 11 de março, todas as regiões do Espírito Santo, do Rio de Janeiro e também do centro, norte e do leste de Minas Gerais devem ter chuva frequente e várias vezes, em diversos locais, a chuva pode cair moderada a forte ou também se prolongar por várias horas. Além do risco de raios e de rajadas de vento fortes, entre 60 km/h e 80 km/h durante a chuva, há potencial para alagamentos nos centros urbanos, queda de barreira em encontas e enchentes.

 

Não deixe de conferir o alerta especial para chuva forte no litoral de SP

 

Alerta especial de chuva volumosa no RJ

 

Pancadas de chuva moderadas a fortes podem ocorrer em áreas como Sul de Minas, o Triângulo Mineiro e o interior de São Paulo, mas não em pequenas áreas e não há uma situação de alerta. A Grande São Paulo também fica fora da situação de alerta. No caso de São Paulo, a preocupação é com chuva volumosa no litoral.

 

 

Sudeste-0703

 

 

Sinais de mudanças

Os sinais de aumento da instabilidade por causa da nova frente fria começaram a ser percebidos nesta quarta-feira, 7 de março. Choveu na madrugada em áreas do litoral de São Paulo e também no sul do Rio de Janeiro. Durante a tarde, a chuva voltou a cair moderada a forte nestas áreas e também no sul do Espírito Santo.

 

Chuva forte no Sudeste em 7/3/2018

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

26°
max

2mm / 20%