1. Clima e Previsão do Tempo
  2. / Notícias
  3. / Tempestades no Sul do Brasil
Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Tempestades no Sul do Brasil

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Lucas Cenovicz, Ipiranga (PR)

5 min de leitura

Oferecido por

O verão está terminando em tempestades no Sul do Brasil. Nuvens muito carregadas se espalharam sobre a Região nesta quinta-feira, 15 de março, com a chegada de uma frente fria e a entrada de ventos quentes e úmidos que vindo dos centro-norte do país. Os temporais começaram pelo Rio Grande do Sul na madrugada, mas pela manhã já eram observados também pelo interior de Santa Catarina. No começo da tarde, a chuva forte com ventania era sentida na região de Foz do Iguaçu, no sudoeste do Paraná.

 

A frente fria se desloca rapidamente e áreas da fronteira com o Uruguai que tiveram chuva forte na madrugada desta quinta-feira estavam ensolaradas com céu azul no começo da tarde.  Ainda chove durante a tarde no centro e norte do estado, incluindo a Grande Porto Alegre, mas a tendência é de que a chuva vá parando até a noite com o afastamento das nuvens carregadas da frente fria.

 

Alerta para temporais

Mas a situação no Sul do Brasil ainda é de alerta para temporais no decorrer da tarde e noite desta quinta-feira para Santa Catarina e Paraná. A chuva vem com raios e ventania. As capitais dois estados também estão sujeitas a chuva forte. Temporais voltam a ocorrer sobre Curitiba e em muitas do Paraná, depois da chuva forte de ontem que alagou a capital paranaense.

 

Ventania

Rajadas de vento muito fortes, entre 70 km/h e 100 km/h ainda podem ocorrer na tarde e noite desta quinta-feira sobre Santa Catarina e Paraná. O Rio Grande do Sul teve ventania na madrugada, manhã e no começo da tarde, mas com o afastamento das nuvens carregadas do estado, o risco de ventania também diminui.

 

Confira as rajadas de vento mais intensas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia e pela Aeronáutica no Sul do Brasil até 15 horas de 15/3/18

Chapecó (SC) - aero: 92 km/h entre 10h e 10h15

São José dos Ausentes (RS): 91 km/h entre 13h e 14h

Quaraí (RS): 90 km/h: entre 23h de 14/3 e 00h de 15/3

Cascavel (PR) - aero: 83 km/h entre 15h e 15h20

Foz do Iguaçu (PR): 82 km/h entre 13h e 14h

Laguna (SC): 74 km/h entre 10h e 11h

Planalto (PR): 74 km/h entre 13h e 15h

 

 

Foto de Lucas Cenovicz, Ipiranga (PR)

 

 

Mais pancadas de chuva na sexta-feira

A frente fria que trouxe temporais para o Sul se afasta da Região nesta sexta-feira. O sol volta a aparece forte e faz calor, mas pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer à tarde ou à noite. Ainda pode chover com moderada a forte intensidade em vários locais dos três estados. Para as capitais, só não há previsão de chuva nesta sexta-feira para Porto Alegre.

 

Verão termina com frente fria

O verão termina com outra frente fria sobre o Sul do Brasil.O último fim de semana da estação será marcado por muito calor. O sol aparece forte no fim de semana, mas pancadas de chuva com raios podem ocorrer à tarde e à noite em quase todas as áreas. A nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul durante o domingo e espalha mais chuva por todo o Sul na segunda-feira, 19 de março.

Veja a previsão para o Sul para os próximos dias.

 

 

SUl_frentefri_15-3-18

 

 

Na animação de iamgens captadas pelo satélite GOE 16, as manchas vermelhas e amarelas representam nuvens com potencial para tempestade, com muita chuva e ventania

 

Chuva forte sobre o Rio Grande do Sul

Esta frente fria trouxe chuva volumosa para o Rio Grande do Sul, onde várias cidades decretaram situação de emergência em fevereiro por causa da seca. Em São Borja choveu 105,4 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9 horas do dia 14 e 9 horas de 15 de março, mas quase toda a chuva caiu na madrugada de 15 e março. Foi o maior volume de chuva neste período no Brasil, segundo o INMET. A média de chuva para março é em São Borja é de 156 mm.

 

Chuva volumosa no Sul do BR em 15/3/2018

 

Outono 2018: de 20 de março, às 13h15min, até 21 de junho, 07h07min (hora de Brasília)

 

Confira a tendência climática para o outono 2018 na Região Sul.

 

 

 

 

Notícias Recomendadas

X

+ mais notícias