Oferecido por
O verão está terminando em tempestades no Sul do Brasil. Nuvens muito carregadas se espalharam sobre a Região nesta quinta-feira, 15 de março, com a chegada de uma frente fria e a entrada de ventos quentes e úmidos que vindo dos centro-norte do país. Os temporais começaram pelo Rio Grande do Sul na madrugada, mas pela manhã já eram observados também pelo interior de Santa Catarina. No começo da tarde, a chuva forte com ventania era sentida na região de Foz do Iguaçu, no sudoeste do Paraná.
A frente fria se desloca rapidamente e áreas da fronteira com o Uruguai que tiveram chuva forte na madrugada desta quinta-feira estavam ensolaradas com céu azul no começo da tarde. Ainda chove durante a tarde no centro e norte do estado, incluindo a Grande Porto Alegre, mas a tendência é de que a chuva vá parando até a noite com o afastamento das nuvens carregadas da frente fria.
Alerta para temporais
Mas a situação no Sul do Brasil ainda é de alerta para temporais no decorrer da tarde e noite desta quinta-feira para Santa Catarina e Paraná. A chuva vem com raios e ventania. As capitais dois estados também estão sujeitas a chuva forte. Temporais voltam a ocorrer sobre Curitiba e em muitas do Paraná, depois da chuva forte de ontem que alagou a capital paranaense.
Ventania
Rajadas de vento muito fortes, entre 70 km/h e 100 km/h ainda podem ocorrer na tarde e noite desta quinta-feira sobre Santa Catarina e Paraná. O Rio Grande do Sul teve ventania na madrugada, manhã e no começo da tarde, mas com o afastamento das nuvens carregadas do estado, o risco de ventania também diminui.
Confira as rajadas de vento mais intensas registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia e pela Aeronáutica no Sul do Brasil até 15 horas de 15/3/18
Chapecó (SC) - aero: 92 km/h entre 10h e 10h15
São José dos Ausentes (RS): 91 km/h entre 13h e 14h
Quaraí (RS): 90 km/h: entre 23h de 14/3 e 00h de 15/3
Cascavel (PR) - aero: 83 km/h entre 15h e 15h20
Foz do Iguaçu (PR): 82 km/h entre 13h e 14h
Laguna (SC): 74 km/h entre 10h e 11h
Planalto (PR): 74 km/h entre 13h e 15h
Foto de Lucas Cenovicz, Ipiranga (PR)
Mais pancadas de chuva na sexta-feira
A frente fria que trouxe temporais para o Sul se afasta da Região nesta sexta-feira. O sol volta a aparece forte e faz calor, mas pancadas de chuva com raios voltam a ocorrer à tarde ou à noite. Ainda pode chover com moderada a forte intensidade em vários locais dos três estados. Para as capitais, só não há previsão de chuva nesta sexta-feira para Porto Alegre.
Verão termina com frente fria
O verão termina com outra frente fria sobre o Sul do Brasil.O último fim de semana da estação será marcado por muito calor. O sol aparece forte no fim de semana, mas pancadas de chuva com raios podem ocorrer à tarde e à noite em quase todas as áreas. A nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul durante o domingo e espalha mais chuva por todo o Sul na segunda-feira, 19 de março.
Veja a previsão para o Sul para os próximos dias.
Na animação de iamgens captadas pelo satélite GOE 16, as manchas vermelhas e amarelas representam nuvens com potencial para tempestade, com muita chuva e ventania
Chuva forte sobre o Rio Grande do Sul
Esta frente fria trouxe chuva volumosa para o Rio Grande do Sul, onde várias cidades decretaram situação de emergência em fevereiro por causa da seca. Em São Borja choveu 105,4 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9 horas do dia 14 e 9 horas de 15 de março, mas quase toda a chuva caiu na madrugada de 15 e março. Foi o maior volume de chuva neste período no Brasil, segundo o INMET. A média de chuva para março é em São Borja é de 156 mm.
Chuva volumosa no Sul do BR em 15/3/2018
Outono 2018: de 20 de março, às 13h15min, até 21 de junho, 07h07min (hora de Brasília)
Confira a tendência climática para o outono 2018 na Região Sul.