Nova frente fria chega ao Sul do BR com temporais

19/03/2018 às 18:13
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Há risco de chuva forte nos três estados até a quarta-feira, 21 de março. Calor diminui no RS.

A virada do verão para o outono poderá ser com temporais em várias áreas da Região Sul do Brasil. A passagem de uma frente fria na segunda-feira, 19 de março, e a chegada de outra frente fria nesta terça-feira, 20, estimulam a formação de fortes áreas de instabilidade sobre a Região. Nuvens carregadas se espalham pelos três estados e provocam muitas pancadas de chuva durante esta terça-feira.

 

A única região que fica sem chuva é o extremo sul do Rio Grande do Sul. Nas outras áreas o outono começa com muita umidade, ar abafado e risco de chuva forte. Há risco de raios e de fortes rajadas de vento entre 70 km/h e 90 km/h. A nova estação tem início às 13h15 desta terça-feira, 20 de março.

 

Alerta de chuva volumosa

Durante esta terça-feira, 20 de março, o alerta especial é para um grande volume de chuva em locais da serra e do planalto do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no litoral norte gaúcho e no litoral sul catarinense. Veja aviso especial

As capitais Porto Alegre, Florianópolis e até Curitiba estão sujeitas a chuva moderada a forte.

 

 

 

 

Chuva volumosa Litoral do PR e de SC

A passagem da segunda frente fria pelo Sul do Brasil, durante a quarta-feira, 21 de março, vai intensificar áreas de instabilidade especialmente no leste do Paraná e de Santa Catarina. A Climatempo alerta para o risco de um novo evento de chuva forte e volumosa sobre o litoral do Paraná, na Grande Curitiba, no litoral de Santa Catarina e no Vale do Itajaí.

Durante a quinta-feira, 22 de março, a chuva persiste no litoral do Paraná e ainda chove na Grande Curitiba, mas o litoral de Santa Catarina e o Vale do Itajaí devem ter um dia praticamente sem chuva, só com muita nebulosidade.

 

Menos calor no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul foi uma das regiões mais quentes do Brasil na tarde do domingo, 18 de março. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 38,4°C em Campo Bom, na Grande Porto Alegre. Na capital gaúcha,  a temperatura máxima no domingo foi de 36,4°C, a segunda mais alta de 2018 até agora. 

O ar de origem polar entra no Rio Grande do Sul durante  quarta-feira frescando o ar.

 

 

 

 

Outono 2018

Confira a tendência climática para o outono 2018 para a estação na Região no Sul do Brasil.

 

 

 

Foto de Roberto Meira, Joinville (SC)

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

25°
min

30°
max

15mm / 90%

Porto Alegre - RS

24°
min

32°
max

15mm / 67%