Litoral de SP e do sul do RJ voltam a sofrer com chuva extrema

22/03/2018 às 09:29
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Em Ubatuba (SP) choveu quase 180 mm em 12 horas. Há risco de novos deslizamentos.

Pela quarta veze, em pouco mais de 30 dias, a região de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, e outros locais no litoral norte paulista sofreu com a chuva extrema. Em 12 horas, entre o fim da tarde do dia 21 de março, e o amanhecer desta quinta-feira, 22 de março, choveu mais de 100 mm, volume suficiente para causar grandes alagamentos e enchente. 

 

 Desta vez, os maiores volumes de chuva  caíra m sobre Ubatuba, mas a volume de chuva também foi muito elevado na região de Bertioga, São Sebastião e também no litoral centro-sul do Rio De Janeiro, incluindo áreas na cidade do Rio de Janeiro.

Em Ubatuba (SP) choveu quase 180 mm em 12 horas, mais da metade da média de chuva para março que fica em torno de 300 mm. Há risco de novos deslizamentos.

 

Por causa do grande volume de chuva, e considerando que o solo já estava muito molhado por causa dos eventos de chuva dos últimos 30 dias, o risco de deslizamento de terra é alto. A população deve redobrar a atenção nas estradas e seguir a orientação da defesa civil.

 

 

Chuva volumosa no litoral norte de SP entre 21 e 22 de março de 2018

 

 

 

Chuva volumosa no litoral do RJ entre 21 e 22 de março de 2018

 

 

Previsão do tempo

As áreas de instabilidade mais fortes já sairam do litoral norte de São Paulo e do extremo sul do Rio de Janeiro. No decorrer desta quinta-feira, 22, não deve chover mais de forma intensa na região de Ubatuba e nem na região de Paraty e de Angra dos Reis. Estas áreas, e também a de São Sebastião da Baixada Santista já contam com períodos com sol na manhã destaa quinta-feira, mas ainda poderão ter alguma chuva. 

Para a sexta-feira, a previsão é de períodos com sol, miuitas nuvens e possibilidade de chuva fraca. O fim de semana será com sol, calor e pancadas de chuva à tarde à noite.  A chuva pode voltar forte entre o domingo e a segunda-feira por causa da passagem de uma nova frente fria pelo litoral paulista.

 

 

Foto de Augusto Ayres, Ubatuba (SP): estrada de Ubatuba no dia 18 de março de 2018

Para a região da cidade do Rio de Janeiro ,  a previsão é de mais chuva no decorrer desta quinta-feira. A chuva pode cair forte sobre o Grande Rio, com raios e deve dar trégua pelo menos até o meio da tarde desta sexta-feira.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

29°
max

8mm / 90%