Nordeste pode ter chuva forte no fim de semana

23/03/2018 às 15:37
por Angela Ruiz

Atualizado 23/03/2018 às 15:46

Oferecimento
Nuvens carregadas crescem no interior e no litoral dos estados

Nos últimos dias, tem chovido com frequência na maior parte do Nordeste do Brasil, especialmente no Maranhão e também no Piauí que tem registrados volumes elevados.

 

De acordo com dados do Inmet – Instituto Nacional de Meteorologia, entre 9h do dia 22/03 e 9h do dia 23/03 foram acumulados 129,4 milímetros de chuva em Carolina, no Maranhão. Foi o maior volume de chuva no Brasil, no período de 24 horas no país. Outros locais do Nordeste entraram na lista dos 10 maiores acumulados de chuva. Confira no quadro abaixo:

 

chuva-br

 

Muita chuva no fim de semana

 

Neste sábado, muitas áreas de instabilidade associadas ao VCAN estarão favorecendo o crescimento de nuvens carregadas no litoral sul da Bahia, Ilhéus, Salvador e toda faixa litorânea entre Aracajú e Recife. Nestas áreas, o tempo fica bastante instável, e chove a qualquer hora do dia. Há risco de chuva forte.

 

Nas demais áreas do Nordeste, o sol aparece e faz calor. Com o tempo quente e úmido as nuvens se formam com facilidade e ocorrem pancadas de chuva forte que podem vir acompanhadas de raios. No Rio Grande do Norte, a chance de chover é muito baixa.

 

No domingo, o tempo quente e úmido favorece o crescimento de nuvens que se espalham pelo interior dos estados do Nordeste. Por isso, o dia será instável com risco de chuva moderada a forte.

 

Na faixa leste, as áreas de instabilidade associadas a presença do vórtice ciclônico em altos níveis (VCAN), provocam chuva moderada entre o litoral sul da Bahia até as praias de Recife. A chuva retorna no Rio Grande do Norte.

 

 

Foto de Paulo Ricardo, Caridade do Piauí (PI)

CIDADES RELACIONADAS

Recife - PE

25°
min

30°
max

35mm / 90%

Salvador - BA

26°
min

29°
max

20mm / 90%