Com friagem atípica, Rio Branco tem madrugada mais fria do ano

27/03/2018 às 14:00
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar frio de origem polar chegou ao Acre. Ar esquenta a partir desta quarta-feira, 28, e março termina com muita chuva.

A madrugada de 27 de março de foi a mais fresca de 2018 até agora na região de Rio Branco, capital do Acre. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 19,6°C de temperatura mínima, a menor do ano. O recorde anterior de menor temperatura desde ano era de 20,0°C, em 3 de março.

 

Para os padrões de março em Rio Branco, a temperatura da madrugada de 27 de março fora do comum e ficou 1,7°C abaixo da média normal de temperatura mínima para março que é de 21,3°C, considerando o período de 1981 a 2010. Para um dia de março, a temperatura de 19,6°C foi a mais baixa em Rio Branco desde o fim de março de 2012, quando fez 19,3°C no dia 29/3/2012.

Além da queda da temperatura, o ar polar também reduziu a umidade no ar em Rio Branco, o que diminui as condições para chuva nesta terça-feira.

 

Friagem atípica

O Acre sentiu uma friagem atípica desde a noite do domingo, 26 de março, quando ventos frios da direção sul, de origem polar, começaram a ser sentidos sobre o estado. A madrugada de 27 de março também foi com temperatura amena demais para março na região de Epitaciolândia, que teve mínima de 18,6°C.

Poucas massas de ar frio têm este deslocamento especial e conseguem avançar sobre a Bolívia até chegar ao Acre. Durante o outono e o inverno, algumas massas polares podem chegar muito fortes ao Acre e a Rondônia fazendo a temperatura baixar para valores até de 10°C!

As friagens são muito pouco comuns em março e em geral ocorrem a partir do fim de abril.

 

 

Foto de Romeu Silva, Rio Branco (AC)

 

Aquecimento e chuva

A massa de ar frio de origem polar que provocou esta friagem já está saindo da América do Sul, indo para o mar na altura do Uruguai e do Rio Grande do Sul. A partir desta quarta-feira, a tendência é de que o vento quente tropical volte a predominar sobre o Acre fazendo a temperatura subir novamente.

 

A chuva também volta a partir desta quarta-feira e a população do Acre deve ficar atenta para os problemas causados por chuva volumosa nos próximos dias. Deve chover forte também sobre Rio Branco.

 

ZCIT

As áreas de instabilidade tropicais se intensificam por quase toda a Região Norte nos próximos dias e março deve terminar com muita chuva em quase todos os estados. Só deve chover muito sobre o sul do Tocantins.

Amazonas, Rondônia, Pará e Amapá deve ter vários eventos de chuva forte e volumosa pelo menos até o próximo domingo,  dia 1 de abril. A ZCIT - Zona de Convergência Intertropical - se intensifica a traz muita chuva especialmente para o Pará e Amapá. As capitais Belém e Macapá devem ter chuva bastante volumosa nos próximos dias.

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

33°
max

10mm / 67%

Macapá - AP

24°
min

30°
max

15mm / 83%