Mais instabilidade sobre o Sudeste

01/04/2018 às 08:52
por Alexandre Nascimento

Atualizado 01/04/2018 às 08:53

Oferecimento
O tempo muda no centro-sul do país

Os últimos dias de março foram com concentração de chuva entre os estados do Sul e São Paulo. Isso ocorreu porque as áreas de instabilidade ficaram bloqueadas pela presença de um VCAN (vórtice ciclônico de altos níveis) que impediu com que as áreas de instabilidade que chegaram ao Sul do Brasil se deslocassem além do estado de São Paulo.

1

ultimosdias_br

 

Vemos no mapa acima que as pancadas mais intensas de chuva ocorreram na região Sul, no estado de São Paulo, em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, na região Norte e no norte do Nordeste. Já no Rio De Janeiro e em Minas choveu pouco, devido à atuação desse VCAN.

PR_Cambé-por-Reinaldo-15-1-18-tmporal

Já nos próximos dias, esta situação mudará. O VCAN se afasta para alto mar e as áreas de instabilidade associadas às frentes frias e à sistemas de baixa pressão voltarão a se deslocar pelo país. A chuva tende a diminuir no Sul e aumentar no Sudeste, como mostra o mapa abaixo.

chuacum_032900000409

A previsão é de bastante chuva para esta semana em parte de São Paulo, com maior risco de temporais nas faixas leste e nordeste paulista, o que inclui a capital e o litoral. Pode-se observar também que a quantidade de chuva aumentará muito no Rio e no centro-sul de Minas e do Espírito Santo. A semana promete ser de muitos temporais nestas áreas. A quantidade de chuva tende a aumentar também em Goiás e no Distrito Federal. Já no Sul, no centro-oeste de São Paulo e no centro-sul de Mato Grosso do Sul a chuva diminui nesta semana.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

24°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

27°
max

0mm / 0%