Chuva diminui no Vale do Itajaí, mas preocupa no leste do RS

02/04/2018 às 12:42
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ciclone extratropical está no litoral da Região Sul. Porto Alegre pode ter problemas com a chuva.

As áreas de instabilidade enfraqueceram sobre o litoral de Santa Catarina e sobre o Vale do Itajaí, depois de provocaram muita chuva no fim de semana. A chuva volumosa causou enchentes, muitos estragos materiais e vítimas fatais. Diversas cidades catarinenses acumularam mais de 100 mm nas últimas 72 horas.

 

Com o enfraquecimento das áreas de instabilidade, a nebulosidade diminuiu e o sol voltou a aparecer forte nesta segunda-feira. Joinville tinha 31°C às 11 horas e o aeroporto de Florianópolis registrava 29°C nesta hora. Mais ainda há risco de pancadas de chuva a partir da tarde, que podem ser moderadas a fortes em alguns locais.

 

Chuva em Santa Catarina entre 30/3/18 e 2/4/18

 

Ciclone extratropical

Uma queda acentuada da pressão atmosférica fez com que as áreas de instabilidade que estavam sobre o Sul do Brasil se organizassem como uma frente fria e com um ciclone extratropical. Este ciclone, que é um sistema de baixa pressão atmosférica ainda está no litoral de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, mas já começa a afastar do litoral da Região Sul durante a terça-feira, 3 de abril.

 

Muita chuva no leste do Rio Grande do Sul

A chuva preocupa nesta segunda-feira no leste do Rio Grande do Sul, onde está a porção de maior instabilidade do ciclone extratropical. Entre 9 horas do dia 1 e 9 horas de 2 de abril, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 101,2 mm em Mostardas, 111,5 mm em Encruzilhada do Sul e 96,0 mm em Camaquã.

O ciclone extratropical continua provocando chuva no decorrer desta segunda-feira no leste do Rio Grande do Sul. Porto Alegre tem um dia chuvoso e pode ter problemas com bolsões de alagamento por causa da chuva persistente e com até moderada intensidade.

Áreas nas serras gaúcha e catarinense e também no litoral sul de Santa Catarina podem ter chuva moderada a forte até a noite desta segunda-feira, 2 de abril.

 

Terça-feira com pancadas de chuva

O ciclone extratropical começa a se afastar do litoral do Sul do Brasil durante esta terça-feira, mas deixa áreas de instabilidade pelo leste da Região. Todo o litoral, as regiões metropolitanas de Porto Alegre, Florianópolis e de Curitiba ainda podem ter pancadas de chuva. Não há expectativa de temporal, mas a chuva pode cair com moderada intensidade em alguns momentos.

O sol predomina no centro, oeste, sul e norte do Paraná e a chance de chuva é baixa nesta terça-feira. As outras áreas do interior de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul também terão sol, mas há previsão de pancadas de chuva a partir da tarde.

 

Ar seco

Uma massa de ar seco ganha força sobre o Sul do Brasil a partir da quarta-feira, 4 de abril, diminuindo as condições para chuva. Várias áreas da Região vão ficar com tempo firme, sem chuva nos próximos dias. Confira a previsão para a Região Sul.

 

 

Foto de Evanor Oliveira, Maracajá (SC)

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

17°
min

25°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

15°
min

25°
max

0mm / 0%