Forte contraste de umidade sobre o Brasil

05/04/2018 às 22:48
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar seco predomina no centro-sul e ar úmido no centro-norte.

Fortes pancadas de chuva ocorreram entre o meio da tarde e o começo da noite da quinta-feira, 5 de abril, na região entre o centro-norte de Minas Gerais e a divisa de Goiás com o Mato Grosso. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 21,8 mm sobre Goiânia em 1 hora, entre 18 e 19 horas. No mesmo período choveu 18,4 mm em Ibirité, na Grande Belo Horizonte. Brazlândia, no Distrito Federal acumulou 20,2 mm entre 16 horas e 17 horas. Em Curvelo, Minas Gerais, foram quase 35,0 mm em 4 horas e de chuva e em Silvânia, Goiás, 25,0 mm em duas horas.

 

Nas imagens captadas pelo satélite GOES 16, as manchas vermelhas, amarelas e em azul claro representam as nuvens mais carregadas, com potencial para chuva intensa, que se formaram entre a divisa de Mato Grosso com Goiás e o centro-oeste de Minas Gerais.

 

 

Temporal MT-GO-MG 5-4-18

 

 

A circulação dos ventos sobre o Brasil, em diversos níveis de altitude, vem forçando uma concentração de ar úmido entre o Amazonas, o Mato Grosso, o Rio De Janeiro e o Espírito Santo. Este corredor de umidade é claramente visível na imagem abaixo, onde se vê muita nebulosidade (manchas azuladas, verdes, amarelada, vermelhas e amarelas) sobre todos estes estados.

 

Grande contraste de umidade

É possível perceber um forte contraste entre duas massas de ar muito diferentes: o ar seco que predomina sobre São Paulo, Mato Grosso do Sul, o Sul do Brasil, o Paraguai, o Uruguai e o norte da Argentina, que estão com predomínio do tom de marrom, que indica pouca nebulosidade, e o ar úmido entre Mato Grosso, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo que estão com muitas nuvens.

 

 

Contraste ura br 5-4-18_1

 

A área de atuação destas massas de ar, seca e úmida, terá pouca mudança sobre o Brasil nos próximos dias. O centro-sul do país permanece com ar seco e praticamente sem chuva, enquanto o centro-norte continua com muita umidade e chuva.

 

 

Contraste ura br 5-4-18

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

19°
min

26°
max

2mm / 20%