ZCIT continua ativa sobre a costa norte do Nordeste

09/04/2018 às 16:47
por Angela Ruiz

Atualizado 09/04/2018 às 16:48

Oferecimento
São Luis, Teresina e Fortaleza podem ter chuva forte

Grandes áreas de instabilidade continuam espalhadas pelo litoral da Região Nordeste. A presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) mantem as nuvens carregadas e ajudam a levar um pouco de umidade e chuva também para o interior. 

 

Alerta de chuva forte

 

Nesta terça-feira (10), o predomínio é de muitas nuvens, chuva forte com raios a qualquer hora do dia no Maranhão, Piauí, Ceará. No interior do Rio Grande do Norte, leste da Paraíba e Pernambuco, no oeste e sul da Bahia, a chuva pode cair com moderada a forte intensidade. Só não deve chover no nordeste da Bahia e em Sergipe. Sol e pancadas de chuva à tarde nas demais áreas.

 

Foto: Marcos Rocha - Teresina - PI

 

Próximos dias

Durante toda a semana as condições de chuva permanecem altas no Nordeste do Brasil e várias capitais podem registrar chuva forte. A quantidade de chuva prevista pode causar problemas para a população dos grandes centros urbanos. 

 

chuvap1_ne 

Chuva do fim de semana 

No fim de semana o excesso de calor e de umidade e também a atuação da ZCIT - Zona de Convergência Intertropical – geram nuvens pesadas que também provocam muita chuva no Nordeste. Veja abaixo os maiores volumes de chuva acumulados nas últimas 24 horas:

 

 

tabela

 

Leia também: Colheita da soja é favorecida no centro-norte do BR 

CIDADES RELACIONADAS

Teresina - PI

23°
min

31°
max

20mm / 90%