Alerta para chuva volumosa no Maranhão, Piauí e Ceará

10/04/2018 às 15:43
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Mais nuvens carregadas se formam e temporais preocupam nesta quarta-feira

A chuva vai continuar volumosa sobre os estados do Maranhão, do Piauí e do Ceará nesta quarta-feira (11). Grandes áreas de instabilidade associadas à Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) permanecem próximas à costa do norte Nordeste, mantendo o alerta de temporais especial para estes estados. 

 

Quarta-feira de alerta para temporais 

"Todo o litoral entre o Maranhão, o Piauí e o Ceará entra em uma situação de perigo nesta quarta-feira, pois a chuva poderá ser forte e volumosa", avisa a meteorologista Fabiana Weykamp. Novamente pode chover forte nas capitais São Luís (MA) e Fortaleza (CE), e também há risco de temporais em Teresina (PI).

 

Outras áreas de instabilidade também tendem a avançar do oceano em direção à costa leste e chuva aumenta em Natal (RN). As pancadas de chuva poderão acontecer a qualquer hora entre o litoral de Pernambuco, da Paraíba e do Rio Grande do Norte, com moderada a forte intensidade. O interior destes estados recebe pancadas de chuva com raios, assim como o oeste e litoral da Bahia, Sergipe e Alagoas. 

 

Só mesmo o centro-norte baiano deve ficar sem chuva. Por lá a umidade do ar está baixa e valores inferiores a 30% têm sido observados, como por exemplo em Queimadas e Euclides da Cunha.  

 

Foto: André Garcia. Bequimão/MA

 

Instabilidade deve enfraquecer no fim de semana 

Quase todo o Nordeste vai seguir com tempo instável, mais pancadas de chuva e risco de temporais pelo menos até a sexta-feira (13). As áreas de instabilidade tendem a enfraquecer no fim de semana. Na costa norte, em particular, ainda vão ocorrer pancadas de chuva no sábado (14) e no domingo (15), mas não tão intensas e volumosas como durante a semana.  

 

Volumes de chuva em 24 horas 

Nas últimas 24 horas, a chuva voltou a cair muito forte sobre vários municípios do estado do Maranhão. A capital São Luís acumulou 31 mm de chuva pelos dados do Instituto Nacional de Meteorologia até às 14 horas desta terça-feira (10). As estações meteorológicas do Farol Santana e de Turiaçu registraram cerca de 68 mm e 55 mm de chuva respectivamente. 

 

Confira abaixo as 10 cidades que mais tiveram chuva na Região Nordeste entre às 9 horas de segunda-feira (9) e às 9 horas desta terça-feira (10): 

 

chuva-nordeste

 

O interior do Ceará também voltou a registrar chuva forte. Um temporal desabou em Crateús na tarde desta terça-feira com acumulado de 34,6 mm em apenas uma hora, das 13 horas às 14 horas, pelos dados do INMET. 

 

  

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

24°
min

31°
max

10mm / 67%

Teresina - PI

23°
min

32°
max

25mm / 67%