Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Quando volta a chover no Sul?

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

SC_Lages_LeomarJunior

3 min de leitura

Oferecido por

É a forte massa de ar seco e quente que predomina sobre o Sul do Brasil e ajuda a inibir a formação de nuvens carregadas. Por isso, a quarta-feira (11), será marcada por mais um dia de sol sem expectativa de chuva sobre a Região. 

 

Umidade baixa x Temperatura alta

 

Com a ausência de nuvens, o sol aparece mais forte e a temperatura sobe rápido passando de 30°C em várias localidades. Com a secura do ar, os níveis de umidade estarão em queda e podem registrar valores em torno de 30% no interior dos três estados. Para o cenário agrícola, o tempo seco e o aumento do calor colabora para uma maior evaporação o que prejudica ainda mais as áreas agrícolas.

 

Quando o ar seco perde força? 

 

Ainda nesta quarta-feira, mesmo com a presença do sol, o interior gaúcho e as áreas de serra irão registrar rajadas de vento de até 60km/hora. Em Santa Catarina e no Paraná, as rajadas sopram de forma moderada. O motivo para os ventos soprarem fortes é que está se aproximando da Região uma nova frente fria que irá romper o predomínio deste ar seco que já dura alguns dias.

 

Frente fria

De acordo com os meteorologistas, a partir de quinta-feira (12), a passagem desta frente fria irá  favorecer o aumento da umidade no Rio Grande do Sul e algumas pancadas de chuva de moderada a forte intensidade já poderão ser observadas pela manhã no sul do estado e a partir da tarde na região central do estado gaúcho. Até o fim de semana, a umidade se espalha sobre a maior parte da Região permitindo uma melhora nos níveis de umidade, principalmente do solo. 

 

Temperatura alta 

Os termômetros subiram novamente sobre o Sul do Brasil. Por volta das 15 horas, horário de Brasília o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), registrou temperatura 33,3ºC, em Santa Maria. Neste mesmo horário, no interior gaúcho, a cidade de São Gabriel, registrou 32,3°C e na capital, Porto Alegre, os termômetros marcaram 31,3 ºC. O Paraná também esquentou. No horário das 15h00, a temperatura em Paranapoema, era de 31,8ºC.

 

Leia também: Falta de chuva pode comprometer potencial produtivo do milho  

 

Foto: Leomar Junior - Lages - SC

 

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias