Frente fria provoca chuva forte entre SC e RS

12/04/2018 às 14:17
por Josélia Pegorim

Atualizado 13/04/2018 às 15:06

Oferecimento
Forte queda da temperatura nesta sexta ocorre na fronteira com o Uruguai

Esta semana vem sendo marcada por bastante calor e tempo seco no Sul do Brasil. Mas a passagem de uma frente fria provoca uma grande mudança no tempo trazendo chuva e queda da temperatura.

 

Esta frente fria começou a provocar chuva no sul do Rio Grande do Sul nesta quinta-feira, mas é durante esta sexta-feira, 13 de abril, que as áreas de instabilidade começam a se espalhar também sobre Santa Catarina e Paraná. A previsão é de que a frente fria se desloque pelo litoral da Região Sul no decorrer do dia chegando ao litoral do Paraná no fim da tarde.

 

Chuva nas capitais

Nesta sexta-feira, volta a chover em todo o Rio Grande do Sul, no sul e no leste de Santa Catarina e no leste do Paraná. De forma geral, a chuva ocorre com moderada intensidade. Nas demais áreas do Sul do Brasil, a frente fria provoca aumento da nebulosidade, mas a chance de chuva é baixa.

As capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba também terão chuva nesta sexta-feira, até com moderada intensidade.

 

Risco de chuva forte

A região da serra do Rio Grande do Sul, da serra de Santa Catarina, e a faixa litorânea entre estes estados, entre Torres (RS) e Araranguá (SC), são as áreas com maior risco de chuva forte e volumosa nesta sexta-feira.

 

Forte queda da temperatura no RS

Com a chuva, excesso de nebulosidade e o ar polar, a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai tem uma forte queda da temperatura nesta sexta-feira. A sensação será de frio o dia todo! Tem feito muito calor no Rio Grande do Sul, com temperaturas de 33°C a 35°C. Na tarde do dia 11 de abril, as cidades gaúchas de Santa Maria, São Gabriel e Campo Bom entraram na lista das 10 maiores temperaturas no Brasil, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Em Porto Alegre, a temperatura chegou a quase 34°C no dia 11 de abril.

Nesta sexta-feira, o centro-sul e o leste do Rio Grande do Sul vão sentir uma grande diminuição do calor, em relação ao que vem sendo observado desde o começo desta semana. O Noroeste e o Planalto gaúchos ainda terão temperaturas altas e a sensação de calor ainda predomina na maior parte do dia. 

Na Grande Porto Alegre, onde a chuva nesta sexta-feira, 13, deve começar já pela madrugada, a temperatura também vai cair bastante. Não há previsão de recorde, mas será um dia fresco.

 

Em Santa Catarina e no Paraná, o calor diminui durante o fim de semana. Para as capitais Florianópolis e Curitiba, a previsão é de um fim de semana com temperatura amena.

 

 

Foto de Eliana Collares, Bagé (RS)

 

 

Chuva no fim de semana

Durante o fim de semana, após a passagem da nova frente fria, áreas de instabilidade se espalham sobre a Região Sul do Brasil e há previsão de pancadas de chuva e raios nos três estados.

Há uma preocupação com a chuva volumosa no litoral do Paraná a partir do sábado, 14, mas principalmente durante o domingo, 15 de abril, e em parte da segunda-feira, dia 16. Confira a previsão para a Região Sul.

Há uma preocupação com a chuva volumosa no litoral do Paraná a partir do sábado, 14, mas principalmente durante o domingo, 15 de abril, e em parte da segunda-feira, dia 16. Confira a previsão para a Região Sul.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

20°
min

28°
max

15mm / 90%

Porto Alegre - RS

17°
min

23°
max

10mm / 83%