Chuva diminui em Vitória e temperatura cai mais

17/04/2018 às 11:57
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Novo recorde de menor temperatura do ano pode ocorrer nesta quarta-feira. Sol volta a predominar no ES nos próximos dias.
​A recente passagem de uma frente fria pelo litoral do Espírito Santo provocou muita chuva sobre Vitória e também fez a temperatura baixar. Entre a sexta-feira,13, e o domingo, 15, antes da chuva e da chegada do ar frio de origem polar da frente fria, a temperatura à tarde em Vitória variou de 30°C a quase 32°C. A temperatura máxima de ontem ficou foi de 26,1°C. Os dados são do INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. A frente fria provocou uma queda de até 4°C na temperatura máxima.

A temperatura mínima em Vitória nesta terça-feira, 17, foi de 20,3°C, cerca de 2°C abaixo da mínima de ontem que foi de 22,4°C. O recorde atual de menor temperatura de 2018 até agora foi de 19,5°C no dia 12 e abril.

 

Temperatura cai mais

A queda da temperatura ocorreu por causa da presença do ar polar e do tempo chuvoso da segunda-feira. A chuva já diminuiu sobre a região de Vitória e não há mais risco de temporais nos próximos dias. Porém, o vento de origem polar continua chegando ao Espírito Santo e vai dificultar a elevação da temperatura.

A tendência é de que a madrugada fique mais fresca em todo o Espírito Santo nesta quarta-feira e que a temperatura caia mais também em Vitória. A madrugada de 18 de abril poderá ser a mais fria do ano em Vitória, com novo recorde de temperatura.

 

 

Foto de Diego Alves, Vitória (ES)

 

Chuva

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 50,2 mm em Vitória entre 9 horas do dia 16 e 9 horas do dia 17 de abril. O total acumulado em 48 horas, entre a manhã do domingo, 15, e a manhã da terça-feira foi de 180,4 mm. A média de chuva para abril em Vitória é de aproximadamente 116 mm. Em 17 dias de abril choveu 315,4 mm, 175% acima da média. É o abril mais chuvoso desde 2011 quando choveu 384,0 mm, segundo o INMET.

 

A chuva ainda pode cair fraca sobre a região de Vitória e todo o litoral capixaba nesta quarta e também na quinta-feira, mas o sol aparece. Na sexta-feira e no sábado, 21 de abril, o tempo fica seco, com sol e sem previsão de chuva. Algumas pancadas de chuva podem voltar a ocorrer durante o domingo, dia 22, mas com fraca a moderada intensidade. Não há risco de chuva intensa.

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

20°
min

28°
max

0mm / 0%