Recorde de frio em todas as capitais do Sudeste e em Curitiba

18/04/2018 às 11:46
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Pode esfriar mais na madrugada desta quinta-feira. Ar polar influencia o Sul e o Sudeste do Brasil.

Recorde de baixa temperatura em todas as capitais do Sudeste

A madrugada desta quarta-feira, 18 de abril, foi a mais fria de 2018 até agora nas quatro capitais da Região Sudeste e também em Curitiba, capital do Paraná. Em São Paulo, no Rio De Janeiro e em Curitiba, o recorde de menor temperatura deste ano foi batido pelo segundo dia consecutivo.

 

A queda acentuada da temperatura foi provocada pela combinação do ar polar que está espalhado por todo o Sudeste e pelo Sul do Brasil, com o efeito de pouca nebulosidade durante a noite. A falta de nuvens no período noturno é um dos principais fatores que facilitam o resfriamento do ar.

 

Em São Paulo, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 14,0°C na estação meteorológica no Mirante de Santana, na zona norte da cidade, que agora é a menor temperatura de 2018. O recorde anterior era de 15,7°C no dia 17 de abril. Mas o CGE - Centro de Gerenciamento de Emergência da Prefeitura - registrou até 10°C na Capela do Socorro, na zona sul da capital paulista. No ano passado, a mínima em abril foi de 13,4°C, no dia 29.

A madrugada desta quinta-feira será igualmente fria e há possibilidade de novo recorde.

 

No Rio de Janeiro, a temperatura mínima nesta quarta-feira, 18, foi de 15,6°C, no Alto da Boa Vista. O recorde de menor temperatura do ano na capital fluminense foi registrado pelo segundo dia consecutivo, pois o recorde anterior era de 16,2°C registrado ontem.

Pode esfriar um pouco mais na madrugada desta quinta-feira e há possibilidade de novo recorde.

 

 

Foto de Adriana Tufaile: irisação em São Paulo (SP)

 

Belo Horizonte, capital de Minas Gerais, registrou 15,9°C de temperatura mínima nesta quarta-feira, que agora é a menor em 2018. A medição do INMET foi feita na estação meteorológica que opera no bairro de Santo Agostinho, no centro-sul da capita mineira. O recorde anterior era de 17,1°C no dia 5 de fevereiro.

Com a presença de ar polar e ainda com a expectativa de pouca nebulosidade na madrugada desta quinta-feira, 19 de abril, há possibilidade de novo recorde.

 

Vitória, capital do Espírito Santo, também registrou a menor temperatura de 2018 na madrugada desta quarta-feira. A temperatura mínima foi de 19,3°C, segundo o INMET. O recorde anterior era de 19,5°C, no dia 12 de abril.

 

A madrugada de 18 de abril também foi a mais fria do ano em Curitiba, com a temperatura mínima de 11,8°C. A menor temperatura do ano anteriormente era de 13,3°C registrado na terça, 17 de abril. O recorde foi batido pelo segundo dia consecutivo.

Curitiba também pode esfriar um pouco mais na madrugada esta quinta-feira e por isso há possibilidade de novo recorde.

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%

Boa Vista - RR

26°
min

37°
max

0mm / 0%