Chuva não para e se intensifica sobre Salvador

18/04/2018 às 20:55
por Josélia Pegorim

Atualizado 19/04/2018 às 20:19

Oferecimento
Sexta-feira será mais chuvosa na capital baiana. Aracaju e Maceió também podem ter chuva forte no fim de semana.

Chove praticamente sem parar na região de Salvador desde a madrugada de ontem. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 42,5 mm acumulados entre 9 horas do dia 18 e 9 horas desta quinta-feira, 19 de abril, o segundo maior acumulado de chuva em 24 horas deste ano até agora.

Por volta do meio-dia, a chuva ganhou força em Salvador e em outras áreas do Recôncavo Baiano. O CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou 18,2 mm em Simões Filho entre 12h10 e 13h10, mas o acumulado de 3 horas (10h10 a 13h10) chegava aos 29,2 mm.

 

A chuva persistente causa alagamentos desde ontem. Outros transtornos para a população, como ameaças de deslizamento de terra e de queda de árvores, também foram identificados pela defesa civil.

Não há previsão de melhora do tempo, por enquanto. Ao contrário, a tendência é de que a chuva continue e ganhe força na tarde e noite desta quinta-feira. A intensificação do vento marítimo na costa da Bahia força o acúmulo de umidade, o que facilita a formação de nuvens de chuva.

 

As manchas coloridas representam a chuva sobre a região de Salvador. Os tons de amarelo ao vermelho indicam chuva moderada a forte

 

 

Chuva aumenta na sexta-feira

Tem chovido pouco em Salvador desde o início de abril. Em 18 dias, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 68,8 mm. Mas com a chuva forte de ontem para hoje, que acumulou 42,5 mm, o total de chuva em abril de 2018 aumentou para 111,3 mm, volume que ainda está 62% abaixo da média histórica para o mês que é de aproximadamente 296 mm. 

 

A situação meteorológica nesta sexta-feira é mais preocupante. A chuva começou a ganhar força nesta quinta-feira, 19, e ainda se intensifica nas próximas 24 horas.  O tempo fica mais instável na sexta-feira, 20,  e a previsão é de que chova com mais força.

Salvador continua em alerta. O risco de alagamentos e deslizamentos de terra é ainda maior com a chuva desta sexta-feira . O sol reaparece no sábado e a chuva enfraquece, mas não para completamente.

O sol forte e o tempo seco predominam no Vale do São Francisco e no Oeste Baiano. A Chapada Diamantina e o Planalto da Conquista ficam com muitas nuvens e pouca chuva nesta sexta-feira.

 

Aracaju e Maceió podem ter chuva forte

As capitais Aracaju e Maceió também poderão ter problemas com a chuva forte e volumosa no fim de semana. Há previsão de pancadas de chuva para esta quinta-feira e para a sexta-feira, 20 de abril, mas a intensificação da chuva é esperada só durante o sábado. O risco de chover forte é ainda maior no domingo, 21 de abril.

 

Confira a previsão para a Região Nordeste para os próximos dias.

 

Balanço parcial da chuva de abril nas capitais brasileiras

 

 

Foto de Jamile Cesar, Salvador (BA)

 

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

25°
min

32°
max

5mm / 90%

Salvador - BA

24°
min

32°
max

5mm / 90%