Calor e pancadas de chuva no Sul do Brasil

19/04/2018 às 17:27
por Josélia Pegorim

Oferecimento

Apesar da madrugada um pouco fria, o Sul do Brasil esquentou mais na tarde desta quinta-feira e fez calor de forma geral. Temperaturas entre 29°C e 32°C foram registradas em muitas áreas de todos os estados. Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a maior temperatura na Região Sul e no Rio Grande do Sul foi de 32,4°C em Santa Maria. Em Santa Catarina, a maior temperatura ocorreu em Urussanga, com 31,4°C, e no Paraná, o local mais quente foi Paranapoema, com 31,2°C.

 

Calor

O Sul do Brasil vai continuar quente nos próximos dias, mesmo com a passagem de uma frente fria pelo litoral da Região no decorrer desta sexta-feira, 20 de abril. O ar polar que vem com esta frente fria é fraco e se afasta rapidamente, sem ter grande influência no Sul do Brasil. Temperaturas acima dos 30°C ainda serão observadas no fim de semana nos três estados.

O amanhecer desta sexta-feira ainda é ameno, com sensação de um pouco de frio em áreas serranas, mas menos do que nos últimos dias. Há possibilidade de névoa no início da manhã na Grande Curitiba e em áreas de vales e serras.

 

Curiosidade

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, Curitiba foi a segunda capital mais seca do Brasil no dia 19 de abril. Às 15 horas (Brasília), a umidade relativa do ar foi de 39%. A capital mais seca foi São Paulo, com 36% às 15 horas.

 

 

Foto de Dolores Klassen, Aceguá (RS)

 

Chuva

A maioria das áreas do Sul do Brasil terá bastante sol nesta sexta-feira e também no próximo fim de semana. Mas algumas nuvens carregadas voltam a se formar nos três estados por causa da passagem da nova frente fria pelo litoral da Região Sul nesta sexta-feira e com a tendência da queda superficial da pressão atmosférica sobre o noroeste da Argentina.

previsão de pancadas de chuva e raios para tarde e noite da sexta-feira, 20, sobre o centro, oeste e sul do Rio Grande do Sul, no oeste de Santa Catarina e do Paraná. A chuva que ocorrer será com curta duração, mas pode cair com moderada intensidade em alguns locais. Por enquanto, as capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba ficam sem chuva.

 

Fim de semana

O Sul do Brasil terá sol e calor no fim de semana. No sábado, há previsão de pancadas de chuva para todo o Rio Grande do Sul, para o oeste de Santa Catarina e do Paraná. No domingo, 22 de abril, só há previsão de chuva sobre o Rio Grande do Sul. Confira a previsão para a Região Sul para cinco dias.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

23°
min

29°
max

10mm / 90%

São Paulo - SP

22°
min

33°
max

25mm / 83%