Chove forte na região de Salvador

19/04/2018 às 20:37
por Josélia Pegorim

Atualizado 20/04/2018 às 08:45

Oferecimento
Risco de alagamento e deslizamento continua nesta sexta-feira.

A região de Salvador, e o Recôncavo Baiano de forma geral, está com tempo chuvoso desde a madrugada de quarta-feira, 18 de abril. Grandes volumes de chuva já foram acumulados nas últimas 48 horas causando alagamentos e deixando a capital baiana mais vulnerável a deslizamentos.

 

Como previsto, a chuva aumentou e apenas no começo da manhã de hoje, entre 5 horas e 8 horas choveu 25,0 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. Mas o acumulado de 24 horas, entre 8 horas de ontem e 8 horas de hoje chegava a quase 46 mm.  Mas o pluviômetro  no CAB  registrou 78 mm entre 5h30 e 8h30, segundo o CEMADEN.

Na imagem de satélite captada pelo satélite GOES 16, a mancha vermelha representa nuvens bastante carregadas que estão próximas de Salvador.

 

 

 

 

Entre 20h do dia 17 e 20h do dia 18 de abril, o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou de 60 mm a quase 100 mm de chuva em alguns locais de Salvador. Em Santo Amaro, no interior do Recôncavo, choveu quase 101 mm.

 

A chuva não deu trégua durante toda a quinta-feira e no fim da tarde a nebulosidade começou a ficar mais carregada indicando o risco de chuva mais forte. Porém, até 20h30 não havia sinais de raios. Nas imagens captadas pelo satélite GOES 16, as nuvens mais carregadas aparecem como manchas verdes na região de Salvador e também sobre o mar.

 

 

Salvador_chuvaforte_19-4-18

 

 

A situação meteorológica nesta sexta-feira é mais preocupante e a previsão é que chova com mais força. Salvador continua em alerta. O risco de alagamentos e deslizamentos de terra é ainda maior nesta sexta-feira.

Para o fim de semana, a previsão é de que o sol reapareça no Recôncavo Baiano e a chuva enfraqueça. O sol forte e o tempo seco predominam no Vale do São Francisco e no Oeste Baiano. A Chapada Diamantina e o Planalto da Conquista ficam com muitas nuvens e pouca chuva nesta sexta-feira.

 

Aracaju e Maceió podem ter chuva forte

As capitais Aracaju e Maceió também poderão ter problemas com a chuva forte e volumosa no fim de semana. Há previsão de pancadas de chuva para esta sexta-feira, 20 de abril, mas a intensificação da chuva é esperada só durante o sábado. O risco de chover forte em Maceió é ainda maior no domingo, 22 de abril.

 

 

Foto de Jamile Cesar, Salvador (BA)

CIDADES RELACIONADAS

Aracaju - SE

24°
min

30°
max

5mm / 90%

Salvador - BA

23°
min

27°
max

18mm / 80%