Fim de semana quente no Sul do Brasil

20/04/2018 às 16:57
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Previsão indica pancadas de chuva com raios para algumas áreas da Região.

O frio da madrugada está indo embora do Sul do Brasil, com o afastamento de uma grande massa polar no oceano, que influenciou o tempo na Região esta semana. A tendência agora é de elevação das temperaturas e o fim de semana promete tardes quentes.  

 

Algumas pancadas de chuva 

O amanhecer deste sábado (21) será de temperatura amena com condições para névoa e nevoeiro em áreas como o Vale do Itajaí (SC) e a Grande Curitiba (PR). Praticamente todo o Sul do Brasil continua com sol forte e a sensação de calor aumenta durante à tarde.

 

Áreas de instabilidade vão crescer entre o Uruguai e a Argentina favorecem a formação de algumas nuvens carregadas pelo Sul. Podem ocorrer pancadas de chuva com raios a partir da tarde pelo oeste do Paraná, oeste e sul de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A fronteira com o Uruguai também pode ter pancadas de chuva pela manhã. 

 

Há chance de voltar a chover na Grande Porto Alegre, mas o tempo vai continuar seco na Grande Florianópolis e na Grande Curitiba, assim como no litoral de Santa Catarina e do Paraná. 

 

Foto: Gabriela Yokoyama. Balneário Camboriú/ SC

 

Alta Pressão ganha força a partir de domingo 

O sol e calor à tarde vão continuar no início da semana. O Rio Grande do Sul ainda terá pancadas de chuva com raios no tarde e noite de domingo (22), mas Santa Catarina e o Paraná ficam com o tempo seco em todas as áreas. 

 

Essa redução na chuva será efeito de um novo sistema de alta pressão atmosférica que vai se intensificar entre a Bolívia e o Paraguai. Até meados da semana, o Sul do Brasil terá predomínio de tempo seco em razão desse novo sistema. " Vai ser como um bloqueio à entrada de frentes frias ao Brasil pelo menos até quarta-feira (25) que vem", explica a meteorologista Josélia Pegorim. 

 

Veja no Agroclima: Falta de umidade inviabiliza desenvolvimento das lavouras 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

24°
min

30°
max

15mm / 90%

Porto Alegre - RS

22°
min

28°
max

20mm / 90%