Raro ciclone tropical provoca 415 mm em 12h na ilha Reunião

24/04/2018 às 16:31
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Sistema se formou no fim da temporada de ciclones do oceano Índico

O forte ciclone tropical Fakir passou sobre a ilha Reunião entre a noite da segunda-feira, 23 de abril, e a manhã de terça-feira, dia 24 causando chuva torrencial, ventania e grandes ondas sobre o território francês no oceano Índico. As condições muito violentas causaram graves danos como deslizamentos de terra, interrupção do fornecimento de energia e bloqueio de estradas.

 

O ciclone tropical Fakir ganhou destaque na análise dos meteorologistas do Meteo France, que é o serviço oficial de meteorologia da França. O Meteo France informou que choveu de 200 a 300 mm de forma generalizada sobre a ilha, mas o volume de chuva em 12 horas alcançou 415 mm em Sainte Rose. A média de chuva normal em abril neste local é de aproximadamente 389 mm.

 

Ciclone tropical Fakir (Crédito: Meteo France/EUMESAT)

 

A ilha Reunião sentiu também violentas rajadas com mais de 100 km/h durante a passagem de Fakir. A mais intensa chegou aos 176 km / h em Gros Piton Sainte-Rose (181 metros de altitude).

A ventania deixou o mar muito agitado e grandes ondas invadiram a ilha de Reunião, especialmente as costas norte e leste, onde as ondas alcançaram até 8 metros.

A previsão dos meteorologistas franceses é de que o ciclone tropical Fakir se afaste gradualmente da ilha Reunião na tarde e noite desta terça-feira, 24 de abril, o que vai fazer com a que a chuva e o vento diminuam.

 

Ciclone tropical Fakir afastado da ilha da Reunião às 18 UTC (15h Brasília) de 24/4/18

 

 

Ciclone tropical raro

 No Oceano Índico se formam ciclones tropicais. São sistemas meteorológicos parecidos com os furacões. O nome ciclone tropical é usado para denominar algumas intensas baixas pressões atmosféricas nos oceanos Índico e Atlântico Sul. Ciclones tropicais também avançam sobre a Austrália, por exemplo.

Os meteorologistas do Meteo France consideraram o ciclone tropical Fakir como um sistema fora do comum porque se formou no fim da temporada normal dos ciclones no oceano Índico, que vai de novembro a abril. O risco de ciclones tropicais é maior durante os meses de janeiro, fevereiro e março.

Fakir foi considerado também o fenômeno tropical mais tardio que passou sobre a ilha Reunião, desde o ciclone Hansella em 1996, que atingiu a região já no fim de seu ciclo, apenas como uma depressão tropical, em 10 de abril de 1996.

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

21°
min

30°
max

10mm / 67%