RJ, ES e leste de MG podem ter chuva nesta terça-feira

24/04/2018 às 14:01
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar seco predomina em SP e ganha força sobre o Sudeste nos próximos dias

O ar está secando em São Paulo e no oeste e no sul de Minas Gerais, mas algumas áreas de instabilidade ainda crescem no mar, perto do Rio De Janeiro e do Espírito Santo e favorecem chuva para estes estados e também para o leste mineiro. As capitais Rio de Janeiro, Vitória e Belo Horizonte podem ter pancadas de chuva na tarde ou na noite desta terça-feira, 24 de abril.

 

Na madrugada e manhã desta terça-feira choveu de forma moderada em vários locais da Grande Vitória. Entre 00 hora e meio-dia, o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou 25,9 mm em Fundão, 23,8 mm em Vitória, 23,4 mm em Serra.

O sol apareceu forte no começo da tarde, mas as pancadas de chuva podem voltar a qualquer momento. Não há motivo para um alerta especial, mas as pancadas de chuva podem voltar a qualquer momento, com até moderada intensidade. Há condições para pancadas de chuva em todas as regiões do Espírito Santo.

 

 

Foto de Fábio Jr., Mutum (MG)

 

O estado do Rio de Janeiro choveu com fraca intensidade na madrugada na região de Campos dos Goytacazes. A cidade do Rio amanheceu com muito sol e continuava assim no início da tarde desta terça-feira.

O sol continua presente no estado do Rio na tarde desta terça-feira, mas as áreas de instabilidade que estão no mar crescem e até a noite há possibilidade de pancadas de chuva no litoral e interior fluminense. Como no Espírito Santo, não há risco de temporal no Rio de Janeiro, apenas chuva de fraca a moderada intensidade.

 

Em Minas Gerais, o ar úmido que vem do mar se concentra entre a região da Grande Belo Horizonte, a Zona da Mata e os Vales do Rio Doce e do Jequitinhonha. É nestas áreas com mais umidade que há maior formação de nebulosidade e também maiores condições para chuva. Não há expectativa de chuva forte, mas apenas algumas pancadas de chuva moderadas.

 

Na imagem captada pelo satélite GOES 16 às 10h15 de 24/4/18, no modo visível, a cor preta representa áreas com ar seco, onde há pouca ou nenhuma nebulosidade. As nuvens aparecem como manchas acinzentadas e brancas.

 

 

Os menores níveis de umidade no ar são observados no estado de São Paulo e por isso há poucas nuvens. Uma grande massa de ar seco se intensifica sobre Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil nos próximos dias reduzindo a umidade e as condições para chuva.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

12°
min

27°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

13°
min

28°
max

0mm / 0%