Ar fica mais seco sobre o Sul do Brasil

25/04/2018 às 15:51
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Rio Grande do Sul pode ter chuva forte no fim de semana prolongado

Uma massa de ar seco se intensifica sobre o Sul do Brasil nesta quinta-feira e diminui ainda mais as condições de chuva. O centro (região mais forte) desta massa de ar seco avança do Paraguai para a Região Sul do Brasil fazendo com que o nível de umidade no ar caia em todos os estados.

 

Ar seco e quente

Não há expectativa de entrada de ar polar sobre o Sul do Brasil por enquanto. A temperatura ainda fica amena na madrugada e ao amanhecer, mas a sensação de calor predomina na maior parte do dia. A tarde é quente e seca. Temperaturas acima dos 30°C devem ser registradas na maioria das áreas do interior da Região. Muitas áreas do Sul do Brasil devem registrar níveis de umidade no ar em torno dos 30% nas horas mais quentes do dia.

 Há possibilidade de nevoeiro no início da manhã na Grande Curitiba.

 

Sem chuva

Não há previsão de chuva para a Região Sul do Brasil nesta quinta-feira. O sol fica forte na maior parte do dia. A redução da umidade no ar inibe a formação de nuvens e reduz a possibilidade de alguma chuva. A nebulosidade tende a diminuir nesta quinta-feira inclusive sobre o Rio Grande do Sul, onde ocorreram algumas pancadas de chuva nos últimos quatro dias.

A sexta-feira também será com predomínio de sol, calor e tempo seco no Sul. Pode chover rapidamente no litoral sul gaúcho.

 

Bloqueio de frentes frias

Esta massa de ar seco que se intensifica sobre a Região Sul causa um bloqueio atmosférico que vai dificultar a entrada das frentes frias sobre o Sul do Brasil.

No sábado, uma frente fria avança pelo litoral gaúcho e algumas pancadas de chuva poderão ocorrer a partir da tarde em todos os estados. Mas a chuva que ocorrer será em pequenas áreas e o calor continua.

Esta frente fria se afasta em alto-mar e outra frente fria chega ao Rio Grande do Sul, mas a chuva fica bloqueada neste estado. Nos dias 30 de abril e 1 de maio pode chover forte na fronteira com o Uruguai.

O ar polar destas frentes frias não consegue se espalhar sobre o Sul do Brasil.

 

Confira a previsão para a o fim de semana prolongado de 1º de Maio

 

 

 

Foto de Lucia Reichert, Quatro Pontes (PR)

CIDADES RELACIONADAS

Curitiba - PR

14°
min

26°
max

3mm / 90%