Frente fria chega fraca ao litoral de SP e do RJ

30/04/2018 às 15:50
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar seco e quente predomina no Sudeste no feriado de Primeiro de Maio

Uma frente fria avança pelo litoral de São Paulo durante esta terça-feira, 1 de maio, feriado comemorativo do Dia do Trabalho, e até a noite chega ao litoral sul do estado do Rio De Janeiro. Mas a passagem desta frente fria nos próximos dias só vai conseguir alterar o tempo em poucas áreas próximas ao mar. O ar seco e quente ainda vai predominar sobre o Sudeste nos primeiros dias de maio.

 

Sol e calor no feriado

Praticamente toda a Região Sudeste passa o feriado do Dia do Trabalho com muito sol, poucas nuvens e temperatura alta, com sensação de calor na maior parte do dia. Faz um pouco de frio na madrugada e ao amanhecer só nas regiões serranas.

É preciso ter atenção com a baixa umidade do ar no decorrer do dia. O nível de umidade no ar volta a ficar em torno dos 30% por várias horas durante a tarde por quase todo o interior do Sudeste. Isto causa um desconforto maior especialmente nas pessoas que já têm problemas crônicos com doenças respiratórias.  Por isso, beba mais água do que de costume.

 

MG e ES secos

Tempo seco, sol e o calor predominam até o fim da semana em quase todo o Sudeste do Brasil. Não há previsão de chuva pelo menos até a sexta-feira para Minas Gerais e nem para o Espírito Santo. Mas algumas áreas de São Paulo e do Rio de Janeiro poderão ter um pouco de chuva com a passagem desta frente fria.

 

Umidade aumenta no sul e leste de SP

Por volta das 14 horas desta segunda-feira, o nível de umidade no ar variava de 25% a 35% na maioria das regiões do interior estado de São Paulo e na Grande São Paulo. O Instituto Nacional de Meteorologia registrava 27% na zona norte da capital. Este é o efeito da forte massa de ar seco que predomina sobre a Região Sudeste do Brasil.

A mudança da direção do vento provocada pela chegada da frente fria ao litoral paulista faz a umidade no ar aumentar durante esta terça-feira no sul e no leste de São Paulo. Só há previsão de alguma chuva para litoral sul de São Paulo e região do Vale do Ribeira, mas em geral com fraca intensidade.

Na Baixada Santista, no Litoral Norte de São Paulo e na Grande São Paulo, o sol aparece na maior parte do dia e nebulosidade aumenta, mas não há expectativa de chuva.

Durante a quarta-feira, 2 de maio,  umidade aumenta um pouco mais no sul e no leste de São Paulo e pode até garoar em algumas áreas, inclusive na Grande São Paulo.

 

 

Foto de Marcelo Pinheiro, São Paulo, SP

 

Rio de Janeiro tem aumento de umidade

Na região de Paraty e de Angra dos Reis, no litoral sul do Rio de Janeiro, a nebulosidade aumenta durante o feriado de 1 de maio, mas o sol aparece na maior parte do dia e ainda não deve chover. O sol e o calor predominam no Grande Rio e nas outras regiões fluminenses.

Mas na quarta-feira, com a intensificação do vento marítimo sobre o estado do Rio de Janeiro, a umidade aumenta um pouco mais e há previsão de muitas nuvens sobre a Costa Verde, Grande Rio e região dos Lagos, podendo chuviscar à noite.

O calor diminui na quinta-feira no centro-sul do Rio de Janeiro. Veja como fica a temperatura na cidade do Rio.

 

Mar agitado

Atenção com o mar nos próximos dias. Durante a quarta-feira, 2 de maio, o mar fica bastante agitado e pode haver ressaca nas praias de São Paulo e do litoral do Rio de Janeiro, entre Paraty e Arraial do Cabo.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

24°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%