Mais chuva e menos calor no RS

30/04/2018 às 14:04
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Curitiba fecha abril com segunda maior deficiência de chuva entre as capitais brasileiras. Frente fria passa pelo litoral da Região Sul.

 

A passagem de uma frente fria litoral da Região Sul do Brasil estimulou a formação de nuvens carregadas nos três estados que provocaram chuva durante o último fim de semana de abril. Esta frente fria se afasta nesta terça-feira, 1 de maio, mas um bloqueio atmosférico causado por uma massa de ar seco no interior do Brasil vai manter as nuvens carregadas sobre parte da Região Sul. Mais chuva está sendo esperada para os próximos dias nos três estados. A semana vai terminar com outra frente fria chegando ao Rio Grande do Sul e trazendo mais chuva.

 

Chuva forte no Rio Grande do Sul

Como já vinha sendo esperado, choveu forte sobre o Rio Grande do Sul no domingo, 29 de abril. Em Santana do Livramento, na fronteira com o Uruguai, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 72,2 mm entre 9 horas do dia 29 e 9 horas de 30 de abril. Foi a maior quantidade de chuva no Brasil neste período de 24 horas. Outras cidades gaúchas também receberam quantidades de chuva elevadas.


10 maiores volumes de chuva no Brasil entre 29 e 30 de abril de 2018

 

 

No fim da manhã desta segunda-feira, 30 de abril, nuvens carregadas continuavam sobre o Rio Grande do Sul e provocavam chuva em muitas áreas do estado.

 

 

Feriado com pancadas de chuva no Sul

Todos os estados da Região Sul terão pancadas de chuva neste feriado de Primeiro de Maio, mas a chuva não será generalizada. Uma frente fria se afasta do litoral da Região, mas áreas de instabilidade continuam espalhadas sobre o Sul.

A maior quantidade de nuvens e de pancadas de chuva será sobre o Rio Grande do Sul, que pode ter chuva forte. A região da Grande Porto Alegre deve ter chuva já pela manhã. No sul e leste de Santa Catarina e no leste do Paraná, as pancadas de chuva devem ocorrer à tarde ou à noite. Não há previsão de chuva para as demais áreas destes estados, apenas aumento da nebulosidade.

Áreas de instabilidade persistem sobre o Sul do Brasil até a quinta-feira 3 de maio e deve chover nos três estados. Na sexta-feira, a chuva se concentra sobre o Rio Grande do Sul com a chegada de outra frente fria.

 

Atenção: há risco de ressaca nos próximos dias no litoral da Região Sul!

 

 

Foto: Patrick Pazatto. Santa Maria/RS

 

Temperatura cai no RS

O calor predominou no mês de abril, mas maio começa com queda da temperatura em muitas áreas do Sul do Brasil. A temperatura cai com a chuva e a entrada de ventos frios de origem polar. A maior sensação de frescor será no Rio Grande do Sul. A sensação de calor ainda vai predominar em grande parte do interior catarinense e do Paraná.

Em Porto Alegre, o feriado de Primeiro de Maio será com temperatura amena. Florianópolis e em Curitiba ficam menos abafadas.

 

 

Chuva de abril de 2018 nas capitais do Sul

Curitiba foi a segunda capital com maior deficiência de chuva em  abril de 2018. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou apenas 23,2 mm de chuva nos 30 dias do mês, total que ficou 72% abaixo da média histórica para o mês que é de aproximadamente 96 mm.

Abril de 2018 foi o segundo abril mais seco em Curitiba desde o ano de 2002, perdendo apenas para abril de 2006 que teve apenas 22,8 mm acumulados.

Em Florianópolis, segundo o INMET, choveu 115,7 mm pela medição convencional, 6% abaixo da média histórica (1981-2010) para abril que é quase 124 mm.

Em Porto Alegre, o total de chuva em abril de 2018 foi de aproximadamente e 103 mm, apenas 4% abaixo da média histórica para abril que é de 107 mm.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

20°
min

26°
max

20mm / 90%

Porto Alegre - RS

17°
min

23°
max

10mm / 83%