Calor continua acima do normal em SP no fim de semana

04/05/2018 às 17:54
por Josélia Pegorim

Atualizado 04/05/2018 às 18:08

Oferecimento
Frente fria passa pelo litoral paulista, mas sem força para vencer o ar seco

O calor no estado de São Paulo continua sendo comentado pelos paulistas, como já tinha sido em abril. Na tarde da sexta-feira, as temperaturas passavam dos 30°C em praticamente todo o estado. As mais altas chegavam a quase 35,0°C no noroeste do estado. A cidade de São Paulo também vem registrando temperatura bastante elevada no início de maio, muito acima do normal para o mês.

 

 

 

Segundo o Instituto nacional de meteorologia, a temperatura máxima às 15 horas da sexta-feira, 4 de maio, foi de 29,3°C. Na quinta-feira a temperatura também chegou aos 29,0°C. Para os padrões de maio, 29,0°C é um valor muito alto para a temperatura máxima, cerca de 6°C acima da média normal para o mês que é de 23,3°C.

Para quem sonha com o frio do outono, a previsão para o fim de semana não é nada animadora: mais calor!

 

Temperatura de abril na capital

Segundo o INMET, a média da temperatura mínima de abril na cidade de São Paulo foi de 17,8°C e ficou 0,4°C acima da média histórica (1981-2010). A média da temperatura máxima foi de 26,2°C, 0,7°C acima da média normal para este mês que é de 26,2°C.

 

 

Frente fria fraca

Outra frente fria passa pelo litoral paulista no fim de semana, mas não terá força para vencer o ar seco que vem predominando sobre São Paulo e sobre praticamente todo o Sudeste e o Centro-Oeste do Brasil. O ar polar e a chuva desta frente fria são desviados para alto-mar e entram no estado de São Paulo.

A temperatura permanece alta em todo o estado de São Paulo no primeiro fim de semana de maio e volta a passar dos 30°C em quase todas as regiões do interior e fica próxima deste valor na capital e no litoral. Veja como fica a previsão para São Paulo nos próximos dias.

 

Ar muito seco

O fim de semana ainda será bastante seco no estado de São Paulo, apesar da passagem da frente fria. O nível de umidade no ar pode voltar a ficar abaixo dos 20% em áreas do centro-oeste e do norte do estado, como ocorreu nos últimos dois dias, principalmente na tarde do sábado, 5 de maio. Na região da Grande São Paulo, o nível de umidade no ar pode baixar de 30%.

 

 

Quando vai esfriar em SP?

 

 

Foto por Josélia Pegorim, São Paulo/SP

 

 

Mais umidade no domingo

No domingo, o vento marítimo que vem com a frente fria se intensifica no litoral paulista. Isto vai fazer com que um ar mais úmido entre no estado de São Paulo, mas como o ar tem estado muito seco, o aumento de umidade será pouco percebido.

A sensação de secura do ar vai predominar no interior paulista. Na Grande São Paulo, mais nuvens vão se formar durante o domingo, com a entrada de mais umidade marítima, mas as nuvens não vão esconder o sol e não há expectativa de chuva.

No litoral, a nebulosidade aumenta bastante durante o domingo e pode até garoar à noite.

 

Possibilidade de chuva fraca

Na segunda-feira, a umidade aumenta ainda mais no leste e no sul de São Paulo e pode chover fraco na Grande São Paulo, no litoral, nos Vales do Paraíba e do Ribeira.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%