Temperatura sobe em São Paulo nesta quarta-feira

08/05/2018 às 14:41
por Josélia Pegorim

Atualizado 08/05/2018 às 19:24

Oferecimento
Primeiros dias de maio estão sendo muito mais quentes do que o normal. Quando vai começar a esfriar?

O frescor desta terça-feira na região da Grande São Paulo agradou muito gente. A recente passagem de uma frente fria pelo litoral paulista trouxe muita umidade e o vento de origem polar.  A temperatura máxima às 15 horas desta terça-feira, 8 de maio, foi de 24,1°C. Foi a tarde mais fresca na cidade de São Paulo desde o dia 17 de abril, quando a máxima foi de 23,3°C.

 

 

A madrugada 8 de maio foi a mais fresca em 15 dias. A temperatura mínima foi de 16,9°C no Mirante de Santana, na zona norte da cidade, a mais baixa desde o dia 23 de abril quando fez 16,7°C. A medição foi do Instituto Nacional de Meteorologia. Com os termômetros entre 23°C e 25°C durante a tarde, vários aparelhos de ar condicionado puderam ser desligados.

 

 

Mas o ar fresquinho, típico do outono, ainda não veio para ficar. Nesta quarta-feira, com a mudança na direção do vento e o aumento das horas com sol, a temperatura entra em elevação na Grande São Paulo. O dia amanhece nublado e até com leve sensação de frio, mas o sol aparece ainda de manhã e começa a esquentar. Não há previsão de chuva.

A tarde desta quarta-feira não será muito quente, mas já não terá a sensação de frescor. O calor volta a predominar na quinta e na sexta-feira, com temperatura pouco abaixo dos 30°C nas horas mais quentes da tarde.

 

 

Foto de Marcelo Pinheiro, São Paulo (SP)

 

Frente fria no fim de semana

Outra frente fria passa pelo estado de São Paulo no fim de semana do Dia das Mães. Apesar da previsão de pancadas de chuva para o sábado, que podem vir com raios, não há expectativa de grande queda da temperatura no domingo. O Dia das Mães será com períodos de sol e muitas nuvens na cidade de São Paulo, com temperatura amena na madrugada e ao amanhecer, mas ainda com sensação de um pouco de calor no restante do dia.

Na segunda-feira, 14 de maio, a temperatura tem uma ligeira queda, mas São Paulo ainda não esfriar muito mais do que já esfriou até agora.

Dias mais frios virão mesmo só com as frentes frias da segunda quinzena de maio, mesmo assim, nada frio de 10°C para capital paulista por enquanto.

 

Confira as mudanças no tempo esperadas para a segunda quinzena de maio

 

Calores de maio

O calor que tem feito em São Paulo nestes primeiros dias de maio de 2018 tem sido motivo de reclamação e com razão. Temperaturas de quase 30°C são muito acima da média normal para este mês, o segundo do outono, época em que a capital paulista já teria tardes e noites amenas.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura já atingiu o dígito de 29°C três vezes no Mirante de Santana, na zona norte da cidade de São Paulo. No dia 5 de maio, o termômetro marcou 29,6°C. É calor demais para maio!

 

Nos registros históricos desde 1961 até março de 2018, a maior temperatura máxima em maio foi de 31,7°C no dia 3 de maio de 2001. O valor de 29,6°C do último dia 5 foi a maior temperatura para um dia de maio desde o dia 7 de maio de 2010 quando fez 30,7°C e está entre as dez maiores temperatura já registradas em maio no Mirante de Santana.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

23°
max

0mm / 0%