Centro-sul do BR esfria no fim de semana do Dia das Mães

09/05/2018 às 20:31
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Bloqueio atmosférico começa a ser rompido com grande frente que avança sobre o país

Uma grande frente fria avança sobre o Brasil no fim de semana do Dia das Mães e vai dar de presente um pouco de chuva e de frio. Este sistema vai se deslocar rapidamente e a chuva não se prolonga por muitos dias. O frio desta frente fria ainda não será muito intenso e também não vai persistir.

 

Mas para os meteorologistas, esta frente fria tem uma importância especial, pois ela vai começar a romper o bloqueio atmosférico que vem impedindo a entrada do ar polar intenso sobre a América do Sul. Até a Patagônia ainda está quente, para os padrões normais de maio! Depois desta frente fria, os "portões atmosféricos" vão se manter abertos para outras massas polares fortes. A temporada de frio do outono-inverno vai começar depois desta frente fria.

 

 

Tempo no fim de semana do Dia das Mães

A passagem desta frente fria muda o tempo no fim de semana do Dia das Mães em vários estados brasileiros no centro-sul do país. Áreas de instabilidade tropicais continuam provocando chuva no extremo norte do Brasil. 

Confira como será o fim de semana em cada Região do País.

 

 

Foto de Mateus dos Santos, Chapecó (SC)

 

 

Região Sul

O sábado será com muitas nuvens e períodos com sol na Região Sul. Há possibilidade de chuva no litoral, no Vale do Itajaí, no norte e no leste do Paraná. Nas capitais, pode chover fraco em Curitiba e em Florianópolis. A chance de chuva é baixa em Porto Alegre.

No domingo, 13 de maio, Dia das Mães, o sol e o tempo seco predominam no Sul do Brasil. pode chover fraco no litoral do Paraná.

Após a passagem das áreas de chuva de uma frente fria, o ar polar se espalha sobre a Região Sul do Brasil. Baixas temperaturas serão observadas em toda a Região. O sábado será com sensação de frio na maior parte do dia, mas no domingo, o frio se concentra na madrugada e ao amanhecer. Temperaturas em torno dos 5,0°C devem ocorrer nas serras gaúcha e catarinense e é possível que ocorra alguma geada.

 

Região Sudeste

O sábado será quente no Sudeste do Brasil. No estados de Minas Gerais, Rio De Janeiro e Espírito Santo, o sol fica forte o dia todo. Há possibilidade de chuva à noite no Sul de Minas e na região de Paraty e de Angra dos Reis. Mas a passagem de uma frente fria provoca pancadas de chuva com raios à tarde e à noite em todas as regiões do estado de São Paulo. A chuva não se prolonga por muitas horas, mas pode cair com moderada a forte intensidade em alguns locais. A sensação de calor predomina em São Paulo.

 

Durante o domingo, a frente fria chega ao litoral capixaba, mas já bastante enfraquecida. O Dia das Mães será com sol e calor no Espírito Santo e em praticamente todas as regiões de Minas Gerais, incluindo Belo Horizonte e Vitória. A Grande São Paulo tem um dia com muitas nuvens, períodos com sol e temperatura amena. O litoral paulista, todo o estado do Rio de Janeiro e a Zona da Mata Mineira também terão muitas nuvens e temperatura amena, mas pode chover fraco, inclusive na cidade do Rio de Janeiro.

Veja mais detalhes do tempo na Região Sudeste.

 

Região Centro-Oeste

Goiás, Distrito Federal e o centro-leste e o norte de Mato Grosso passam o fim de semana do Dia das Mães com muito sol, calor e ar seco. Níveis de umidade do ar em torno dos 30% predominam nas horas mais quentes da tarde. Um aumento da nebulosidade pode ocorrer no domingo, mas não chove.

A passagem de uma frente fria muda o tempo no oeste e sul de Mato Grosso e em Mato Grosso do Sul. Chove no sábado nestas áreas, com risco de raios e de chuva moderada a forte e rajadas de vento intensas. Mas a chuva que ocorrer não será persistente, não se prolonga por muitas horas.

No centro-oeste e no sul de Mato Grosso do Sul, o sábado já será com temperatura amena, até com sensação de frio em algumas horas. Nas outras áreas deste estado e no oeste e sul de Mato Grosso vai ficar menos quente.

O domingo, 13 de maio, Dia das Mães, amanhece frio em Mato Grosso do Sul e com temperatura amena no oeste e sul de Mato Grosso e até no sul de Goiás, mas a tarde será quente.

 

Região Nordeste

O fim de semana do Dia as Mães terá sol, calor e pancadas de chuva no Maranhão, no Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, em quase todo o Pernambuco, em Alagoas e em Sergipe. O sertão pernambucano permanece com tempo seco. Na Bahia, o sol forte predomina. Só há previsão chuva passageira para a região de Salvador e para o litoral.

Todas as capitais nordestinas podem ter pancadas de chuva no fim de semana do Dia das Mães, porém, a preocupação com chuva forte é só para São Luís e para o litoral do Maranhão.

Não há previsão de entrada de ar frio sobre o Nordeste. Faz calor em toda a Região, mas a falta de nuvens à noite deixa a madrugada fresca no interior da Bahia

Confira mais detalhes da previsão para a Região Nordeste.

 

Região Norte

O fim de semana do Dia das Mães será abafado, com muitas nuvens, pancadas de chuva e períodos com sol em quase toda a Região Norte do Brasil. O tempo seco e  sol forte predominam apenas no Tocantins. Neste estado, a preocupação é com a umidade no ar muito baixa, que deve ficar em torno dos 30% nas horas mais quentes do dia.

Todos os outros estados podem ter chuva moderada a forte, que pode cair inclusive sobre as capitais. Para o Acre e Rondônia, o risco de chover e ventar forte é maior durante o sábado. Manaus, Boa Vista, Belém e Macapá são as capitais mais sujeitas a chuva forte.

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

24°
min

31°
max

30mm / 90%

Florianópolis - SC

23°
min

29°
max

10mm / 90%