Mais chuva no litoral do Nordeste

09/05/2018 às 13:31
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Instabilidade enfraquece entre RN e PE, mas aumenta no litoral sul da BA

Áreas de instabilidade continuam espalhadas pelo litoral do Nordeste e provocam mais chuva nesta quinta-feira. As nuvens mais carregadas devem ser observadas pelo litoral norte nordestino, entre o Rio Grande do Norte e o Maranhão, por causa da influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) que está ativa na costa norte do Brasil. A chuva enfraquece entre Natal e Recife, mas aumenta no litoral sul da Bahia.

 

Litoral norte do Nordeste

O tempo continua instável no litoral norte do Nordeste nos próximos dias. A previsão é de pancadas de chuva com períodos de sol, com risco de chuva moderada a forte. Nesta quinta-feira, 10, o litoral do Maranhão deve ter pancadas principalmente nos períodos da tarde e da noite. No litoral do Ceará, a chuva é mais frequente e ocorre também pela manhã. Já na sexta-feira e no fim de semana, as pancadas de chuva serão mais persistentes no litoral do Maranhão.

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, de 1 de maio até 9 horas do dia 9, São Luís acumulou 114,2 mm, 38% da média de chuva para maio que é de aproximadamente 302 mm.

Em Fortaleza choveu 80,3 mm neste período, volume que corresponde a 31% da média de chuva para maio que é de 255 mm.

Além do litoral, as pancadas de chuva nesta quinta-feira, 10 de maio, também ocorrem em áreas do interior do centro-norte do Maranhão, do Piauí, incluindo Teresina e do Ceará.

 

 

Foto de Milena, Barreirinhas (MA)

 

Litoral leste do Nordeste

As áreas de instabilidade enfraquecem nesta quinta-feira entre o litoral do Rio Grande do Norte e de Pernambuco. As regiões metropolitanas de Natal, de João Pessoa e de Recife continuam tendo pancadas de chuva, mas não há expectativa de temporal e a chance de raios é baixa. A chuva deve ocorrer com fraca a moderada intensidade e intercaladas com períodos de sol. Estas condições de tempo devem predominar também na sexta-feira e no fim de semana.

Há previsão de chuva fraca a moderada também para áreas da Zona da Mata e do Agreste destes estados.

Na faixa litorânea de Alagoas, de Sergipe e pelo litoral norte da Bahia, as pancadas de chuva também ocorrem nos próximos dias, mas sempre com períodos de sol e não há expectativa de chuva intensa.

 

 

Chuva aumenta no litoral sul da Bahia

Uma mudança na circulação dos ventos, em vários níveis da atmosfera, vai fazer com que a chuva fique mais frequente no litoral sul da Bahia. A região de Ilhéus, de Porto Seguro e de Caravelas passam esta quinta-feira, 10, e a próxima sexta-feira com muitas nuvens e chuva a qualquer hora. Não é uma situação para temporal, mas a chuva deve ser persistente e com moderada intensidade em algumas horas. O risco de raios é baixo.

A instabilidade enfraquece no fim de semana e o sol deve predominar.

CIDADES RELACIONADAS

Natal - RN

25°
min

31°
max

15mm / 90%

Teresina - PI

24°
min

31°
max

25mm / 67%