Frente fria vira o tempo no RJ

11/05/2018 às 22:12
por Josélia Pegorim

Atualizado 12/05/2018 às 12:09

Oferecimento
Ar polar chega fraco, mas temperatura cai em todo o estado.

O fim de semana do Dia das Mães é com virada no tempo no estado do Rio de Janeiro por causa da passagem de uma frente fria. A chuva e a queda temperatura não serão intensos, mas ainda assim, a diferença nas condições do tempo será grande em relação aos últimos dias.

 

 

Queda da temperatura

O vento frio de origem polar, característico da frente fria, começa a chegar ao Rio de Janeiro durante a tarde do sábado, 12 de maio, mas a queda da temperatura e a sensação de frescor serão sentidos só no domingo.

O sábado será quente e a sensação de calor predomina em todo o estado do Rio de Janeiro na maior parte do dia, mesmo com a chegada do vento frio no decorrer da tarde. Já no domingo, a combinação de ar polar, muita nebulosidade e um pouco de chuva deixam a temperatura amena em praticamente todo o estado. O Dia das Mães nas cidades serranas será com sensação de frio. 

Na cidade do Rio de Janeiro, a temperatura fica amena durante o domingo e deve baixar de 5°C a 8°C em relação ao sábado, mas não há expectativa de novo recorde de frio para este ano.

 

Esta semana, a presença de ar polar na costa da Região Sudeste, e principalmente por a pouca nebulosidade durante a noite, deixou as madrugadas frias no estado do Rio de Janeiro. No dia 10 de maio, a cidade do Rio registrou a menor temperatura em 2018 até agora, que foi de 15,5°C no Alto da Boa Vista, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. No alto do parque nacional do Itatiaia, a quase 2500 metros de altitude, fez 2,8°C abaixo de zero na madrugada do dia 10.

 

Sábado com sol

O sábado será com sol e aumento da nebulosidade durante o dia em todo o estado do Rio de Janeiro. Na maior parte do dia, as nuvens serão ralas, do tipo alta, que não provocam chuva. O calor e o tempo seco predominam. As nuvens mais carregadas da frente fria só devem avançar sobre o estado do Rio de Janeiro durante a noite. Há uma possibilidade de pancadas de chuva à noite no Sul Fluminense, Costa Verde, Grande Rio, na região dos Lagos e Serrana.

Mesmo sem chover, pode ventar forte no sábado, com rajadas entre 50 km/h e 70 km/h.

 

 

Foto de Ana Carolina Howard, Volta Redonda (RJ)

 

Domingo com chuva

No domingo, com a intensificação do vento marítimo e do ar polar sobre o estado do Rio de Janeiro, o ar fica úmido e muitas nuvens se formam desde cedo. Pode chover a qualquer hora, mas em geral com fraca a moderada intensidade.

A temperatura fica amena durante o domingo com a presença do ar polar, ventos moderados e muita nebulosidade. Na segunda-feira, os períodos com sol serão maiores e a temperatura tem uma ligeira elevação.

CIDADES RELACIONADAS

Boa Vista - PB

18°
min

27°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

13°
min

27°
max

2mm / 60%

FASES DA LUA

  • Crescente
    18/08
  • Cheia
    26/08
  • Minguante
    04/08
  • Nova
    11/08

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03