SP tem temperatura baixa no dia das mães

11/05/2018 às 17:04
por Josélia Pegorim

Atualizado 12/05/2018 às 16:31

Oferecimento
Capital paulista está sem chuva há quase 30 dias. Frente fria passou rapidamente sobre SP.

Uma frente fria passa sobre o estado de São Paulo no fim de semana aliviando a secura e trazendo o ar do outono de volta. A temperatura cai em todo o estado, mas o frio não será intenso, por enquanto. A última chuva que molhou as ruas da cidade de São Paulo ocorreu há quase um mês, entre os dias 15 e 16 de abril, que deixou 13,8 mm acumulados no Mirante de Santana, na zona norte da capital paulista, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Sábado com pancadas de chuva

A chuva da nova frente fria ocorre praticamente só neste sábado, 12 de maio, mas não será volumosa e nem prolongada. Há condições para pancadas de chuva e raios em todas as regiões do estado de São Paulo, mas com até moderada intensidade. As áreas próximas da divisa com o Paraná, o litoral sul e a Baixada Santista devem ter um pouco de chuva já pela manhã. Na região de cidade de São Paulo, no litoral norte e nas outras áreas do interior do estado, a expectativa é que as pancadas ocorram à tarde ou à noite.

Não é o caso de alerta por causa da chuva, porém podem ocorrer rajadas de vento moderadas a fortes mesmo sem estar chovendo, variando de 50 km/h a 70 km/h.

 

Domingo com sol

As nuvens de chuva da frente fria se dissipam e saem de São Paulo rapidamente. No domingo, o sol já estará predominando pelo interior do estado. Apesar da presença de nuvens desde cedo, só há previsão de um pouco de chuva para locais próximos da divisa com o Mato Grosso do Sul e pelo litoral. As praias paulistas passam o Dia das Mães com muitas nuvens, chuva fraca e temperatura amena. O vento moderado ajuda a manter a temperatura baixa.

Na Grande São Paulo, o domingo do Dia das Mães será com um friozinho. O céu fica com muitas nuvens, o sol aparece fraco e não deve chover.

 

Confira a previsão completa para SP para cinco dias

 

Temperatura em declínio

O sol vai aparecer no sábado em praticamente todas as regiões, mas entre muitas nuvens. Mesmo assim, a temperatura já não vai subir como nos últimos dias. O aumento da nebulosidade, a chuva e a entrada de ar polar vão esfriar São Paulo.

A sensação no sábado ainda será de um pouco calor na maior parte do dia. É no domingo que o ar polar será mais sentido no estado de São Paulo. A madrugada e o amanhecer do domingo serão com um friozinho, mas não dá para pensar em recordes. A menor temperatura de 2018 atualmente na cidade é de 13,8°C, no dia 21 de abril.

No litoral, na Grande São Paulo, nos Vales do Paraíba e do Ribeira, o domingo será com temperatura amena o dia todo por causa do excesso de nebulosidade e da presença do vento frio. Mas nas outras regiões paulistas, a sensação de friozinho será só na madrugada e ao amanhecer.

 

 

Foto de Paula Tezini, Igaratá (SP)

 

Mais ar polar na Grande SP até o fim do mês

Após a passagem da frente fria do Dia das Mães, mais duas frentes frias e áreas de instabilidade devem passar por São Paulo até o fim de maio. Assim, não vai dar tempo para a temperatura subir muito entre uma frente fria e outra. A segunda semana de maio não deve ter dias muito quentes na Grande São Paulo

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

33°
max

5mm / 90%