Frio diminui e chuva aumenta no Sul do Brasil

14/05/2018 às 11:51
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Semana será com pouco frio, mas deve terminar com temporais.

A madrugada desta segunda-feira, 14 de maio, ainda foi fria nos três estados da Região Sul, mas sem novos recordes. A menor temperatura observada foi de 3,6°C em Bom Jesus, na serra catarinense, pela medição do Epagri-Ciram (*). Em Porto Alegre, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 13,1°C de temperatura mínima, a segunda menor em 2018 até agora. O recorde foi de 12,7°C no domingo, 13 de maio. Além da capital gaúcha, Florianópolis também bateu o recorde de menor temperatura no dia 13, acom mínima de 15,2°C.

 

A segunda quinzena de maio começa com pouco frio, mas aumento da chuva sobre o Sul do Brasil. A intensificação de uma baixa pressão atmosférica entre o Argentina e o Paraguai e a passagem de duas frentes frias associadas a ciclones extratropicais vão espalhar nuvens carregadas sobre os três estados no decorrer desta semana. Há condições para pancadas de chuva e que poderão ser moderadas a fortes, em alguns momentos. A chuva será mais frequente sobre o Paraná, em Santa Catarina e na parte norte do Rio Grande do Sul.

 

Primeira frente fria

A primeira frente fria avança sobre a Região Sul do Brasil nesta terça-feira, 15 de maio. Pancadas de chuva ocorrem em todos os estados, com chuva mais persistente no oeste dos estados e sobre o Rio Grande do Sul.

Na quarta e na quinta-feira, 16 de maio, as pancadas de chuva se concentram sobre o Paraná e sobre Santa Catarina, mas a toda a Região Sul tem muita nebulosidade.

 

Segunda frente fria

A segunda frente fria avança forte sobre a Região Sul do Brasil a partir da sexta-feira, 18 de maio. A chuva deve ocorrer de forma generalizada nos dias 18 e 19 de maio e já diminui durante o dia 20, domingo, com o afastamento da frente fria.

Esta frente fria deve provocar chuva forte e volumosa nos três estados da Região Sul, incluindo as capitais.

 

 

Foto de Leomar Júnior, Lages (SC)

 

Temperatura

Esta semana será quase toda com pouco frio no Sul do Brasil. Não há expectativa de entrada de ar polar intenso até a sexta-feira, 18 de maio. Até lá, esfria um pouco no centro-sul do Rio Grande do Sul.O excesso de nebulosidade vão dificultar o resfriamento noturno.

Mas a segunda frente fria, no fim de semana de 19 e 20 de maio, deve trazer uma forte massa de ar polar e com tendência a se espalhar pelo interior da Argentina, do Paraguai e avançar sobre a Bolívia. Isto vai fazer com que o ar polar fique mais tempo sobre a Região Sul mantendo as temperaturas baixas por um período mais prolongado.

 

Geada

Fique atento com a previsão de frio intenso após o dia 20 de maio. Acompanhe diariamente a previsão do tempo para a Região Sul do Brasil, pois o risco de geada é alto. A primeira geada forte no Sul do país deve ocorrer após o dia 20, quando completamos 2 meses de outono.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

21°
min

28°
max

5mm / 90%

Porto Alegre - RS

19°
min

30°
max

0mm / 0%