RJ tem mais uma semana quente

14/05/2018 às 20:41
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Grande mudança no tempo está prevista para o próximo fim de semana. Ciclone extratropical pode provocar ventania.

A segunda quinzena de maio começa quente no estado do Rio de Janeiro. Temperaturas amenas ainda devem ser observadas à noite nas cidades serranas, mas o que predomina no estado ainda é o calor. Na cidade do Rio de Janeiro, os termômetros continuam marcando valores de 30°C ou mais, acima dos padrões médios normais para maio. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), a média normal de temperatura máxima na capital fluminense varia de 28,0°C a 29,0°C na maior parte da cidade.

 

Duas frentes frias vão passar pelo estado do Rio de Janeiro até o domingo, 20 de maio, mas apenas a segunda terá mais impacto nas condições do tempo no interior e no litoral fluminense. A maior parte da semana será com predomínio de sol e tempo seco no estado do Rio de Janeiro.

 

Terça-feira com sol

Todo o estado do Rio tem sol e calor nesta terça-feira. Há uma possibilidade de chuva rápida no Norte Fluminense por influência de áreas de instabilidade que estão sobre o Espírito Santo. Algumas pancadas de chuva podem ocorrer a partir do fim da tarde no Sul Fluminense, região de Volta Redonda e Paraty, por causa de nuvens carregadas que avançam de São Paulo. Mas nenhum destes sistemas chega ao Grande Rio, onde a terça-feira será com sol e tempo firme.

 

Primeira frente fria

A primeira frente fria desta semana chega ao litoral fluminense na quarta-feira, 16 de maio, mas o sol e o calor predominam quase o dia todo no estado do Rio. As pancadas de chuva previstas são para o Grande Rio, Serra e centro-sul fluminense a partir no fim da tarde ou à noite. Veja como fica a temperatura na cidade do Rio esta semana.

De toda a semana, o dia com mais nebulosidade e maior possibilidade de chuva será a quinta-feira, 17 de maio. Mesmo assim, a chuva que ocorrer será fraca a moderada, com pouca chance de raios.

 

Segunda frente fria

No próximo fim de semana, 19 e 20 de maio, uma grande frente fria está sendo esperada. Este sistema terá um rápido de deslocamento pelo interior do centro-sul do Brasil e vai começar a influenciar o estado do Rio de Janeiro durante o sábado, 19 de maio. Mas é no domingo, 20 de maio, que as áreas de instabilidade desta frente fria avançam com mais força sobre o Rio de Janeiro espalhando a chuva pelo estado. Confira como fica o tempo no RJ nos próximos cinco dias.

 

Ventania

Há uma preocupação especial com os ventos fortes no próximo fim de semana. Um ciclone extratropical se organiza no litoral da Região Sul no sábado, 19, mas no domingo, 20, se desloca no mar aproximando-se do litoral de São Paulo e do Rio de Janeiro. A presença deste ciclone extratropical deixa o Rio de Janeiro sujeito a vento forte pelo menos nos dias 20, 21 e 22 de maio. A região litorânea entre Arraial do Cabo e Paraty fica sujeita a fortes rajadas de vento, que podem alcançar até 80 km /h.

 

Queda da temperatura

O ar polar começa a ser sentido no Rio de Janeiro durante o domingo, 20 de maio, e faz a temperatura baixar especialmente no centro-sul fluminense, incluindo o Grande Rio. Mas o ar polar vai influenciar o estado durante toda a próxima semana evitando um grande aquecimento.

 

 

Foto de Júlio Serrão, Saquarema (RJ)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

13°
min

18°
max

2mm / 40%

Rio de Janeiro - RJ

16°
min

25°
max

2mm / 40%

FASES DA LUA

  • Crescente
    18/08
  • Cheia
    26/08
  • Minguante
    04/08
  • Nova
    11/08

ESTAÇÕES DO ANO

  • Inverno
    21/06
  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03