Vitória tem chuva do mês de maio em 24 horas

15/05/2018 às 11:40
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Tempo ainda fica instável nesta terça-feira. Confira as mudanças para os próximos dias.

A intensificação dos ventos marítimos sobre o Espírito Santo, após a passagem de uma frente fria no oceano, favoreceu o aumento da umidade e das nuvens carregadas sobre o estado. Desde ontem (14), a chuva cai persistente sobre a Grande Vitória e outras localidades capixabas.

 

Chuva do mês em 24 horas

O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) registrou 75,9 mm em 24 horas, entre às 9 horas desta segunda-feira (14) e às 9 horas desta terça-feira (15). O volume já é bastante elevado para qualquer época do ano, mas para maio já supera a média do mês, que é de aproximadamente 74 mm. 

 

Nesta primeira quinzena de maio, o acumulado de chuva chega a 144 mm em Vitória, quase o dobro da média mensal. 

 

Outros municípios do Espírito Santo tiveram volumes expressivos nas últimas 24 horas. Até às 10 horas da manhã desta terça-feira, São Mateus acumulava 45,6 mm, Vila Velha 39,4 mm, Alfredo Chaves 21,2 mm e Linhares 16,4 mm, pelas estações automáticas do INMET. 

 

Foto: Jeferson Chaves. Vitória/ES.

 

Tempo segue instável 

A terça-feira ainda fica com o tempo instável, sujeito a chuva a qualquer hora, principalmente no litoral e no norte capixaba. Em alguns momentos essa chuva pode ser de moderada a forte intensidade. Segundo a Prefeitura de Vitória, alguns pontos de alagamento já foram registrados no começo da manhã. De acordo com a Defesa Civil, não havia nenhuma ocorrência em relação a deslizamento de encostas ou desmoronamentos. 

 

A chuva deve enfraquecer nesta quarta-feira (16). Apenas o norte do estado ainda pode ter um pouco de chuva. A Grande Vitória e a maioria das áreas voltam a ter predomínio de sol e tempo seco. 

 

Mais chuva no fim de semana 

Uma forte frente fria já está sendo esperada para o próximo fim de semana. O tempo muda no domingo (20), com previsão de chuva forte e queda nas temperaturas. O recorde de temperatura mínima atual é de 16,7°C registrada no último sábado, dia 12, pelo INMET. 

 

Veja também:

Segunda quinzena de maio terá ar polar forte para o Brasil 

 

CIDADES RELACIONADAS

Vitória - ES

22°
min

30°
max

10mm / 60%