Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Rio de Janeiro tem virada de tempo no fim semana

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

Foto de Júlio Serrão, Maricá (RJ)

5 min de leitura

Oferecido por

O fim de semana será com virada no tempo no Rio De Janeiro por causa da passagem de uma frente fria, com forte intensidade. Essa frente fria pode provocar chuva e vento forte no estado do Rio de Janeiro neste sábado e no domingo vai esfriar muito.

 

 

Sábado quente

A previsão para este sábado é de que o Rio de Janeiro ainda tenha sol e calor. A nebulosidade vai aumentando ao longo do dia, a medida que a frente fria se aproxima.  Pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite em todo o Rio de Janeiro. No Norte e Noroeste Fluminense, as pancadas de chuva são mais prováveis à noite.

Neste sábado, mesmo sem estar chovendo é possível que ocorram algumas rajadas de ventos fortes no estado do Rio de Janeiro. É um vento quente, e as rajadas mais fortes podem variar de 60 km/h a a 80 km/h. A possibilidade de chuva forte é maior na tarde e noite do sábado.

 

Domingo frio

A frente fria vai avançar muito rapidamente. Durante o domingo, a chuva ainda acontece no Rio de Janeiro, podendo ser com até moderada intensidade na madrugada e manhã. A tendência é de diminuição da chuva até a noite, mas a nebulosidade persiste. No domingo ainda pode ventar forte e a temperatura cai muito em relação ao sábado. Na cidade do Rio, esta queda deve ser de mais ou menos 10°C,  entre a tarde do sábado e a tarde do domingo.

 

O ar frio de origem polar que vem com essa frente fria chega com muita força ao Rio de Janeiro. A combinação da chuva, vento, falta de sol e o ar polar vai causar uma queda de temperatura bastante acentuada. Teremos um sábado quente e o domingo já será com sensação de frio no estado do Rio de Janeiro. A diferença de temperatura vai ser grande.

 

 

Foto de Júlio Serrão, Maricá (RJ)

 

Ressaca

Um ciclone extratropical se forma no litoral da Região Sul e entre o domingo, 20, e a terça-feira, 22, vai provocar vento forte no mar, entre o Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro. Isto vai deixar o mar bastante agitado. No Rio de Janeiro, a agitação marítima começa a aumentar no domingo e há risco de ressaca, do litoral sul até Arraial do Cabo, com ondas de até 3 metros durante a segunda e também na terça-feira, 22 de maio.

 

Frio intenso

Esta massa de ar polar que chega ao Rio a partir do domingo, 20, é a mais forte deste ano no Brasil, até agora. A temperatura vai cair muito em todo o estado do Rio de Janeiro. Entre os dias 20 e 23 de maio, muito provavelmente teremos recordes de menor temperatura de 2018 em todo o estado do Rio. É provável que a temperatura fique abaixo dos 10°C, um pouco acima deste valor, nas cidades serranas entre os dias 20 e 23 de maio. 

 

A cidade do Rio de Janeiro deve bater o recorde de frio para este ano na segunda e na terça-feira, 22 de maio. Pelos registros do Instituto nacional de meteorologia, a menor temperatura até agora na cidade do Rio foi de 15,5°C, no Alto da Boa Vista , no dia 10 de maio.

O ar polar será sentido sobre o Rio de Janeiro durante toda a próxima semana.Veja como fica a previsão.

 

Geada na Mantiqueira

É possível que ocorra o fenômeno da geada (congelamento do orvalho sobre qualquer superfície) na região de Visconde de Mauá, e outras cidades de grande altitude do Sul Fluminense, na serra da Mantiqueira. Nestas áreas, a temperatura na segunda e na terça-feira, 21 e 22 de maio, a temperatura pode ficar pouco abaixo dos 5°C.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias