Frio aumenta no CO e capitais batem recorde de temperatura

20/05/2018 às 13:37
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Mato Grosso do Sul e Goiás já ficaram abaixo dos 10°C neste domingo. Campo Grande e Cuiabá tiveram a menor temperatura do ano.

O estado de Mato Grosso do Sul, o sul de Goiás e de Mato Grosso amanheceram gelados neste domingo. Já se pode dizer que a madrugada de 20 de maio foi a mais fria do ano até agora nestas regiões e Campo Grande, a capital de Mato Grosso do Sul, e Cuiabá,  capital de Mato Grosso bateram o recorde de frio para 2018.

 

Recorde de frio em Campo Grande

Em Campo Grande, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 6,0°C de temperatura mínima, a menor de 2018 até  momento. O recorde anterior era de 13,6°C e ocorreu na noite do sábado, 19 de maio. No ano passado, a menor temperatura em maio foi de 16,7°C e a menor temperatura em 2017 foi de 9,2°C, em 21 de agosto.

Campo Grande amanhece muito fria nesta segunda-feira, mas não deve ter novo recorde de frio. O tempo fica firme, com muito sol e baixa umidade no ar à tarde.

 

Muito frio em Mato Grosso do Sul

Praticamente todo o Mato Grosso do Sul amanheceu com temperaturas abaixo dos 10°C neste domingo. Segundo o INMET, a menor temperatura no estado foi de 5,4°C em Chapadão do Sul. Em Rio Brilhante e em São Gabriel do Oeste, a temperatura mínima foi de 6,3°C, em Sidrolândia, a mínima foi de 6,9°C, em Amambai, de 6,5°C. Bela Vista registrou mínima de 7,5°C e Ponta Porã de 8,0°C.

Para esta segunda-feira, a previsão é de um dia ensolarado e seco em Mato Grosso do Sul. O ar polar continua forte sobre o estado e o dia amanhece bastante frio, novamente com temperaturas abaixo dos 10°C em muitos locais do estado. 

 

Recorde de frio em Cuiabá

Cuiabá bateu recorde de frio neste domingo, 20, com temperatura mínima de 15,9°C. O recorde anterior era de 20,0°C, em 13 de maio, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. No ano passado, a menor temperatura foi de 8,6°C em 19 de julho e a menor em maio de 2017 foi 19,8°C, no dia 1/5/2017.

 

 

 Foto de Fabio, Campo Grande (MS)

 

Frio de 10°C no sul de Mato Grosso

A menor temperatura em em Mato Grosso neste domingo foi de 10,3°C em Itiquira. A segunda menor foi em Campo verde, com 11,4°C. A terceira mais baixa foi de 14,°3°C, em Cáceres.

Nesta segunda-feira, a temperatura cai mais em todo o estado de Mato Grosso e há expectativa de novo recorde de frio para Cuiabá.

 

Tempo seco

O ar frio de origem polar predomina sobre o Centro-Oeste do Brasil nesta segunda-feira mantendo a temperatura baixa e o ar seco. Os índices de umidade no ar podem ficar próximos de 20% durante a tarde em vários locais.

Não tem previsão de chuva para esta segunda-feira na Região. O tempo fica seco, com sol e poucas nuvens. Na terça, o sol também predomina o Centro-Oeste, mas pode chover novamente à tarde no extremo norte de Mato Grosso, divisa com o Pará e o Amazonas. A chuva que ocorrer será rápida e com pouco volume. Na quarta-feira, as pancadas de chuva a partir da tarde voltam a ocorrer em vários locais do centro e norte de Mato Grosso e também pode chover rapidamente em áreas do norte de Goiás e do Distrito Federal.

As madrugadas desta semana ficam menos frias a partir de quarta-feira e as tardes vão ficando cada vez  mais quentes em todo o Centro-Oeste até o fim da semana.

 

Menos de 10°C em Goiás

O sul de Goiás amanheceu gelado neste domingo, com temperaturas abaixo dos 10°C. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 8,6°C em Mineiros, 7,2°C em Rio Verde, 9,3°C em Jataí, 10,0°C em São Simão.

A temperatura cai mais em todo o estado de Goiás nesta segunda-feira e Goiânia deve bater o recorde de frio deste ano. Por enquanto, segundo o INMET, a menor temperatura foi de 15,2°C no dia 12 de maio.

 

Muita chuva no DF

A forte frente fria que avançou sobre o Brasil no dia 19 de maio provocou chuva forte em muitos locais do Centro-Oeste. Em Brasília, o INMET registrou 10,9 mm acumulados entre 9 horas do dia 19 e 9h do dia 20 de maio. Foi bastante chuva, para os padrões de maio, que já um mês em que eventos de chuva são raros na região do Distrito Federal. A média de chuva para maio é de aproximadamente 30 mm. Em Gama choveu cerca de 21 mm por causa desta frente fria.

Nesta segunda-feira, Brasília fica mais seca e não há condições para chuva. A madrugada de segunda-feira pode ser com recorde de frio. Por enquanto, a menor temperatura em 2018 é de 13,6°C em 12 de maio.

 

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

29°
max

10mm / 67%

Campo Grande - MS

16°
min

27°
max

0mm / 0%