Frente fria aumenta a chuva no litoral da Bahia

21/05/2018 às 16:51
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Semana será de tempo instável com chegada de mais um sistema na próxima quinta-feira.

Uma nova frente fria avança pelo litoral da Bahia nesta terça-feira (22) e vai aumentar as condições de chuva no sul e leste do estado. Esta frente fria é a mesma que provocou chuva forte no Sudeste durante o fim de semana e acabou chegando mais enfraquecida ao litoral sul baiano. 

 

Tempo muda em Salvador 

A umidade aumenta por todo o leste da Bahia nesta terça-feira e a chuva pode acontecer a qualquer hora. Volta a chover inclusive em Salvador e no Recôncavo Baiano. Segundo os meteorologistas da Climatempo, essa chuva poderá ser de moderada à forte intensidade acompanhada por raios em alguns momentos. 

 

Com a presença da frente fria no litoral da Bahia, a umidade também vai conseguir aumentar pelo interior do estado. Há chance de algumas pancadas de chuva pelo centro-oeste baiano. Já a parte norte deve continuar com o tempo seco. 

 

Acompanhe as temperaturas para Salvador nos próximos dias. 

 

Semana de tempo instável 

Outra mudança importante será a intensificação dos ventos marítimos sobre o litoral da Bahia. Além de ajudar a manter o tempo instável nos próximos dias, o mar também vai ficar agitado. 

 

Na próxima quinta-feira (24), outra frente fria está prevista para chegar ao litoral sul da região. As pancadas de chuva vão prosseguir ao longo da semana e os volumes poderão ser altos no acumulado até domingo, com estimativa de pelo menos 75 mm.

 

Foto: Rubem Ferreira. Teixeira de Freitas/BA.

 

ZCIT se aproxima da costa norte

Enquanto duas frentes frias vão aumentar a chuva no litoral da Bahia esta semana, a costa norte também deve mais receber mais instabilidade novamente com a aproximação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).

 

Nuvens carregadas voltam a se formar pelo litoral entre o Ceará e o Maranhão e a previsão é de pancadas de chuva com raios, de moderada a forte intensidade. Há risco de chuva forte inclusive em Fortaleza (CE) e em São Luís (MA). 

 

Até o Rio Grande do Norte volta ter aumento nas condições de chuva esta semana, com a formação de novas áreas de instabilidade. 

 

Veja no mapa a estimativa de chuva para toda a Região Nordeste esta semana: 

 

mapachuva_NE_22.05

 

 

Veja no Agroclima: Algodão tem potencial produtivo elevado   

 

CIDADES RELACIONADAS

Fortaleza - CE

24°
min

29°
max

30mm / 90%

Salvador - BA

24°
min

32°
max

5mm / 90%