Frio aumenta em Porto Alegre e em Curitiba com novos recordes

22/05/2018 às 11:53
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Temperaturas negativas são registradas nas serras. Previsão indica geada forte esta semana.

A intensa massa polar que atua sobre o Sul do Brasil, fez as temperaturas caírem mais na Região. O frio aumentou em Porto Alegre (RS) e em Curitiba (PR), que bateram novo recorde do ano de temperatura mínima. 

 

Pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), Porto Alegre registrou mínima de 9,2°C no amanhecer desta terça-feira (22), superando os 9,8°C dos dias 17 e 20 de maio. Curitiba, começou o dia com temperatura mínima de 5°C, também superando o recorde anterior de 6,5°C registrado no último domingo, dia 20.  

 

Frio abaixo de zero 

O frio foi ainda mais rigoroso em municípios da região serrana e no sul do Paraná. As menores temperaturas pelo INMET, foram de 1,4°C em Vacaria (RS), de 0,3°C em General Carneiro (PR) e de 0,2°C em Caçador (SC). 

 

Já pelas medições do Epagri/Ciram, as temperaturas mínimas ficaram novamente abaixo de zero grau. A menor ocorreu em Urupema (SC) com -2,5°C e em Bom Jardim da Serra (SC) com -1°C.

 

Foto: Inez Konflanz. Porto Alegre/RS.

  

 

Risco de geada é alto 

Hoje, uma nova frente fria avança pelo litoral da Região Sul, mas desta vez o sistema é fraco e não deve trazer chuva, apenas aumento de algumas nuvens. Entretanto, com a passagem desta frente fria, outra massa polar chega ao Sul e terá o papel de reforçar o frio. 

 

O frio aumenta ainda mais na noite desta terça-feira e a previsão de geada em amplas áreas do Rio de Grande do Sul e de Santa Catarina, além do sul do Paraná no amanhecer dos próximos dois dias. Há expectativa de geada forte na manhã da próxima quinta-feira (24). 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

14°
min

28°
max

0mm / 0%

Curitiba - PR

13°
min

26°
max

5mm / 67%