Sudeste volta a registrar temperatura abaixo dos 5°C

22/05/2018 às 14:17
por Josélia Pegorim

Atualizado 22/05/2018 às 15:33

Oferecimento
Saiba como fica o frio nos próximos dias.

O frio ainda foi intenso na Região Sudeste do Brasil na madrugada e amanhecer desta terça-feira, 22 de maio. Uma estação meteorológica automática em Maria da Fé, no Sul de Minas Gerais, ainda registrou temperatura negativa que chegou a 1,0°C abaixo de zero, no bairro Reserva. Houve formação de geada por lá.

 

Maria da Fé é uma das regiões mais frias do Sudeste e do Brasil, e temperaturas baixas são comuns por lá, principalmente quando temos a influência de ar polar forte, como acontece agora.

As baixadas em Maria da Fé voltaram a ficar cobertas de gelo ao amanhecer.

 

 

Foto de William Siqueira, Maria da Fé (MG)

 

 

Foto de William Siqueira, Maria da Fé (MG)

 

A cidade do Rio de Janeiro registrou recorde de frio nesta terça-feira, 22, pelo segundo dia consecutivo.

Houve recorde de frio também em Vitória, capital do Espírito Santo.

 

Frio chegou ao norte de MG

O que mais impressionou nesta terça-feira foi a temperatura ainda muito baixa em áreas normalmente quentes como o norte do estado de São Paulo, no oeste e norte de Minas Gerais, na Grande Belo Horizonte, no Grande Rio e na Região Serrana Fluminense, que registraram temperaturas entre 0°C e 5°C.

Pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia, a temperatura chegou aos 11,1°C em São Romão, no norte de Minas Gerais. Na Grande Belo Horizonte fez 4,6°C em Florestal. Em Patrocínio, no Triângulo Mineiro, a temperatura também baixou para 4,6°C e em Ituverava, no extremo norte de São Paulo, o INMET registrou 3,4°C. Todas estas temperaturas são muito abaixo da média normal para maio. Outra temperatura baixa que chamou a atenção foi de 4,5°C em São João Del Rei, na Zona da Mata Mineira, 12,3°C em Afonso Cláudio, no Espírito Santo e 4,4°C em Nova Friburgo (Salinas).

 

Confira as menores na Região Sudeste em 22 de maio de 2018, segundo o INMET

 

Frio intenso no Sudeste do Brasil em 22 de maio de 2018

 

Vai esfriar mais?

Por enquanto, não. Esta forte massa de ar polar que chegou ao Brasil nesta semana já está em fase de aquecimento. A tendência é de gradual elevação da temperatura no decorrer desta semana em toda a Região Sudeste. As noites e os começos de manhã ainda serão frios, mas não gelados como nesta terça-feira ou nos últimos dois dias. Mesmo assim, a temperatura nas áreas mais elevadas de Minas Gerais, do Rio De Janeiro e de São Paulo ainda poderão ficar pouco abaixo dos 10°C até o domingo.

 

Mais ar polar

A próxima massa de ar frio polar que chega ao Brasil vai atuar muito forte nas próximas 48 horas apenas sobre a Região Sul. O ar frio chega fraco a moderado ao Sudeste, mas ajuda a manter a temperatura amena.

Novas massas de frio devem chegar ao Brasil na próxima semana e no começo de junho.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

16°
min

33°
max

5mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

21°
min

35°
max

5mm / 90%